Notícias
VACINA ANTI ANTI-HIV
19/05/2009 - GTP+
Dia Mundial na busca por uma Vacina anti-HIV
Hoje, dia 18 de maio é o Dia Mundial na busca por uma Vacina anti-HIV terapêutica para aqueles que são soropositivos ao HIV, e preventiva para as pessoas que não tem o HIV. Esta data ainda não faz parte do calendário brasileiro, mas acreditamos na importância de discutir sobre este tema.
O GTP+ lembra da importância de nos mobilizarmos para isto, as empresas tem mais interesse em desenvolver novas moléculas (medicamentos) de que uma vacina. A clientela destes medicamentos está direcionada aos países desenvolvidos e não aos mais pobres.
Hoje cerca de 33 milhões de pessoas necessitam de coqueteis de medicamentos, 50% delas não tem acesso aos anti-retrovirais. Depois de 26 anos da pandêmia, muitas pessoas tem que viajar longos períodos para receber o coquetel (conjunto de medicamentos contra o HIV), principalmente na África e lá só tem o exame de CD-4( saber o nível de desgeneração do sistema imunológico do paciente) insuficiente para o monitoramento de sua saúde, não tem exames de Carga Viral (progressão viral complementa o CD-4) e genotipagem (mutação do vírus).
O Brasil se destaca neste sentido, tem uma produção local de 19 ARVs, graças aos genéricos indianos que são dez vezes mais baratos do que o preço de marca, mas após 2006 os preços começaram a subir com os novos medicamentos não genéricos.
Ano
Quantidade
Custo
1999
15.000 tomavam anti-retrovirais no Brasil
25.000.000. milhões
2009
187.000 utilizam ant-retrovirais no Brasil
1.000.000.000 bilhão
Dados MS - PN-DST-AIDS 2009
Com a crise internacional , houve um corte de recursos aos medicamentos anti-retrovirais distribuídos nos países mais pobres, o que diminuirá ainda mais até 2010 o acesso aos anti-retrovirais.
O que é preço justo de medicamentos? Patente 20 anos? Patente é baseado na inovação, qual o preço real da inovação? Porque os grandes laboratórios não investem em pesquisa para uma vacina anti -HIV?
É preciso proporcionar o acesso aos anti-retrovirais a nível global, colocar em nossas pautas a busca por uma Vacina Anti-HIV terapêutica. Por uma luta contra a epidemia, e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas vivendo com HIV e AIDS.
Por Wladimir Reis, Coordenador Geral do GTP+