Notícias

TESTE RÃPIDO NO CARNAVAL DE SALVADOR

02/03/2009 - Agência Folha

Teste rápido de HIV diagnostica 14 soropositivos

Entre as 609 pessoas que fizeram o teste rápido anti-HIV no Carnaval de Salvador, 14 se descobriram soropositivos. O percentual de diagnósticos positivos (2,3%) é o maior já registrado no programa "Fique Sabendo", do Ministério da Saúde, que aplica os testes durante eventos culturais. O percentual médio é de 0,7% de positivos, segundo o ministério.

O resultado está sendo analisado pela Secretaria da Saúde da Bahia, mas não significa que o Estado tenha maior número de casos ou que há uma epidemia de Aids na cidade, de acordo com a coordenadora do programa estadual de combate à doença, Maricélia Macêdo.

Dos 14 infectados, dez são homens e todos têm entre 40 e 49 anos. Eles foram encaminhados para os centros de referência estadual e municipal para atendimento especializado. Dois já sabiam que eram soropositivos, segundo Macêdo.

Em todo o Estado, há 10.250 portadores de HIV notificados junto à secretaria --foram 479 novos casos só no ano passado. Em Salvador, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, são 5.545 pessoas. A série histórica desde 2004, no entanto, aponta redução do número de novos casos por ano.

O Ministério da Saúde diz que não pode comparar diretamente o balanço em Salvador com outros, que ocorreram em períodos de duração, locais e épocas do ano diferentes. É a primeira vez que o programa é feito no Carnaval de Salvador.

O teste é feito com coleta de sangue no dedo, com resultado definitivo em até 30 minutos. Neste ano, o Ministério da Saúde promoveu testes rápidos também na São Paulo Fashion Week (cinco positivos em 715 testes), no Fórum Social Mundial (nenhum positivo, dos 337), em Belém, e em Marabá (PA), com três positivos em 756 testes. Estima-se que 630 mil pessoas tenham Aids no Brasil.