Notícias

SEMANA DE MODA E O TESTE DE HIV

19/01/2009 - Agência Aids

Teste de HIV é a moda na SP Fashion Week

“Esta é mais uma chance de divulgar o teste rápido de HIV para um público formador de opinião”, disse Temporão.

Segundo o chefe da pasta da Saúde, em 2009, serão oferecidos gratuitamente a todos os estados 3.3 milhões de kits de teste rápido de detecção do vírus da Aids, já que se estima que aproximadamente 255 mil pessoas vivem com o HIV, mas não sabem.

Esta nova tecnologia de testagem, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Universidade Federal do Espírito Santo, dá a possibilidade de saber se o sangue analisado é positivo ou negativo para o HIV em menos de 30 minutos, enquanto o resultado do antigo teste, disponível também gratuitamente na rede pública, demora de 15 dias a um mês.

“O teste rápido diminui a tensão da pessoa quando faz o teste, pois o resultado sai logo”, ressaltou o Ministro. “Indico a todos fazerem o teste, pois no caso de ser positivo, o quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. Há tratamento. Se der negativo, a pessoa continua se prevenindo. O pior é ficar sem saber o status”, acrescentou.

Kalil disse ser “uma prova” desta tensão. Há quatro anos, a jornalista fez o teste e recebeu o resultado 15 dias depois de passar pelo exame intravenoso.

“Mesmo sem se expor a situações de risco, a gente fica nervosa”, comentou. “Agora com o teste rápido foi bem melhor. O nervosismo durou menos.”

A diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, acredita que a testagem para o HIV é “uma questão de oportunidade” que as pessoas têm.

Para ela, colocar o teste rápido para o HIV à disposição na SPFW é mais uma chance de se chegar àqueles que já pensaram em fazer o teste, mas nunca foram confrontados e motivados a este ato.

O teste rápido de detecção do vírus da Aids é feito através de uma gota de sangue da ponta do dedo, enquanto o antigo método retira-se uma amostra de sangue da veia do braço.

Para ambos os testes, o utente passa por um aconselhamento e o resultado é confidencial. Caso seja positivo para o HIV, um outro teste confirmatório é realizado e, se comprovado, especialistas indicam o que deve ser feito para manter um bom estado de saúde e não transmitir o vírus para outras pessoas.

Durante a primeira hora de testagem no SPFW, 25 pessoas fizeram o teste rápido para o HIV.

Este evento ocorre até o dia 23 de Janeiro na Bienal do Ibirapuera.

O Programa Nacional de DST e Aids espera testar mais de 100 pessoas por dia.