Notícias

PORTADORES DO HIV APRESENTAM

28/07/2008 - Agência Aids

Massa óssea inferior a de indivíduos sem o vírus

Estudo norte-americano publicado na edição de julho do periódico Osteoporosis International concluiu que homens e mulheres idosos portadores de HIV têm massa óssea inferior à de controles negativos para o HIV. Segundo o artigo, a desmineralização foi observada entre os indivíduos portadores do HIV recebendo tenofovir ou um inibidor da protease, e o índice de massa corpórea reduzido foi o fator de risco mais importante associado à densidade mineral óssea (DMO) reduzida.

De acordo com o texto, o objetivo da pesquisa, realizada por pesquisadores de Nova Iorque, foi exatamente comparar as diferenças na DMO de homens e mulheres idosos HIV positivos à de controles HIV negativos. Participaram do estudo transversal 57 indivíduos portadores do vírus e 47 negativos, todos com mais de 55 anos de idade. Os pesquisadores analisaram, em cada um dos participantes, a DMO na coluna lombar e quadril e os marcadores de remodelação óssea.

Segundo o artigo, a DMO foi discretamente abaixo do limiar na coluna lombar e significativamente mais baixa no quadril no grupo HIV positivo. Após o controle para idade, sexo, raça e índice de massa corporal, as diferenças entre os grupos foram significativas em ambos os locais.

“Não houve diferença nos marcadores da reabsorção óssea entre os grupos. O uso de tenofovir foi significativamente associado à DMO reduzida na coluna, enquanto o uso de inibidor da protease foi significativamente associado à DMO reduzida no quadril”, afirmam Sian Jones, professor da Weill Medical College of Cornell University, e colegas, autores do estudo.


Fonte: Agência Notisa