Notícias

ESTUDO INTERNACIONAL

01/06/2008 - AIDSMAP

Suspensão de estudo de tratamento em dose única diária

O Comitê de Segurança de Dados e MOnitoramento do estudo ACTG 1571 suspendeu prematuramente um dos braços do estudo. O ensaio tinha três combinações antiretrovirais em dose única diária.

Os resultados interinos do estudo, que envolve pacientes em início de terapia antiretroviral, mostraram que uma combinação de uma única dose diária de atazanavir, FTC (emtricitabina, medicamento semelhante à lamivudina) e o ddI entérico (ddI-EC) estava associada com piro controle do HIV. Os pacientes que tomam este esquema passarão a um dos outros braços do estudo.

O recrutamento do estudo iniciou em julho de 2007 e seu foco primário são os pacientes de países de renda baixa e média. Os pacientes foram randomizados para receber AZT, 3TC e efavirenz, utilizado como padrão de tratamento, ou duas combinações alternativas uma vez por dia. As alternativas eram FTC, tenofovir e efavirenz, ou atazanavir, FTC e ddI-EC. O nome do estudo é “Avaliação de uma dose diária de IP (inibidor da protease) e inibidor de transcriptase reversa análogo de nucleosídeo regimens como terapia inicial para o HIV em indivíduos de contextos de recursos limitados.”

Houve evidência conclusiva, apresentada ao Comitê que os pacientes tratados com atazanavir, FTC e ddI-EC tinham menos chances de alcançar carga viral indetectável. Portanto decidiram terminar este braço do estudo. O NIAID (Instituto NAcional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA), que conduz o estudo, aceitou esta recomendação e parou este braço do estudo.

Os pacientes que recebiam atazanavir, FTC e ddI-EC estão sendo aconselhados a procurar seu médico do estudo para discutir qual dos outros dois tratamentos do ensaio devem tomar.