Notícias

15ª CONFERÃNCIA DE RETROVÃRUS

02/03/2008 - CROI

HIV e hepatite C

HIV e hepatite C

Benefícios a longo prazo do tratamento eficaz para a hepatite C
Muitas pessoas com HIV são também infectadas com o vírus da hepatite C (freqüentemente chamada co-infecção por HIV/hepatite C). Recentemente, uma importante causa de morte desses pacientes co-infectados é a doença no fígado causada por hepatite C.
O tratamento para o vírus da hepatite C elimina a infecção em cerca de dois-terçcos dos indivíduos HIV-positivos que possuem infecção por hepatite C recente ou aguda e em cerca de um terço dos pacientes HIV-positivos com hepatite C a longo prazo ou crônica.
Um estudo apresentado à CROI mostra que o tratamento eficaz para a hepatite C traz benefícios a longo prazo para os pacientes co-infectados. O estudo espanhol envolveu pacientes HIV-positivos com hepatite C crônica e 31% respondeu bem ao tratamento para a hepatite C.
Os pesquisadores compararam as taxas de mortalidade por diversas causas, assim como as taxas da doença relacionada ao fígado e de morte entre pacientes que sucederam com o tratamento para a hepatite C e aqueles que não sucederam.
Eles descobriram que os pacientes que responderam ao tratamento para hepatite C tiveram menos probabilidade de morrer por qualquer outra razão e, também, apresentaram um risco bem reduzido de contrair a doença relacionada ao fígado ou de morte. Porém, as taxas de progressão da doença do HIV foram iguais em ambos os grupos de pacientes.