Notícias

15ª CONFERÃNCIA DE RETROVÃRUS

02/03/2008 - CROI

Tratamento anti-HIV

Tratamento anti-HIV

O início do tratamento quando a contagem de células CD4 estiver em 500 reduz o risco de contrair doenças sérias não-relacionadas ao HIV?
Atualmente, os prinicípios para tratamento (como aqueles na Europa e nos EUA) recomendam que o tratamento para HIV deva ser iniciado quando a contagem de células CD4 de um indivíduo estiver em cerca de 350 células/mm3 . Os princípios anteriores recomendavam o início do tratamento quando a contagem de CD4 estivesse em cerca de 200 células/mm3 .
A alteração deveu-se ao fato de que estudos mostraram que os pacientes começando tratamento com contagens de células CD4 mais altas apresentaram grandes melhoras a longo prazo em seus sistemas imunológicos. Além disso, resultados do estudo SMART para interrupção do tratamento mostraram que uma contagem de CD4 baixa aumentava o risco de sérias doenças relacionadas ao HIV, como alguns cânceres, doenças do coração, dos rins e do fígado.
Entretanto, podem os princípios para tratamento em breve recomendar que o tratamento se inicie quando a contagem de células CD4 estiver ainda mais alta? Há evidências do Reino Unido de que os pacientes com uma contagem de células CD4 de 350 células/mm3 possuem mais doenças relacionadas ao HIV e correm mais risco de vida do que aqueles com uma contagem de células CD4 de 500 células/mm3 .
Prof. Andrew Phillips do Royal Free Hospital, de Londres, analisou os resultados de diversos estudos comprovando que o HIV pode ser responsável por algumas doenças sérias não-relacionadas ao HIV. Ele sugeriu que quanto mais cedo o uso de terapia anti-retroviral, mais se reduz o risco de contração dessas doenças.
“Precisamos verificar se a terapia anti-retroviral deve ser iniciada antes em pacientes com contagens de CD4 acima de 500 células/mm3 ” , afirmou oProf. Phillips à delegação da CROI.