Notícias

15ª CONFERÃNCIA DE RETROVÃRUS

01/03/2008 - CROI

Novos medicamentos

Vicriviroc

Ano passado, o maraviroc (Celsentri) foi o primeiro inibidor CCR5 a ser aprovado.
Outros medicamentos desta classe de anti-retrovirais vêm apresentando bons resultados nos testes clínicos e há conclusões animadores desses estudos com relação à segurança e eficácia de um medicamento, o vicriviroc.
Dados recentes dos testes mostram que 30mg de uma dose única do vicriviroc é confiável e eficaz em pacientes com experiência no tratamento. No estudo, indivíduos experientes com o tratamento foram escolhidos aleatoriamente para tomar ou o vicriviroc ou um placebo, mais a terapia de base otimizada.
Pacientes que tomaram vicriviroc tiveram quedas mais significativas em suas cargas virais do que aqueles que tomaram o placebo.Também, apresentaram mais aumentos em suas contagens de células CD4. Ademais, menos dos pacientes tratados com vicriviroc sofreram perda virológica.
Efeitos colaterais ocorreram na mesma frequência em pacientes que tomram vicriviroc e aqueles que foram escolhidos aleatoriamente para receber o placebo.

Novo inibidor CCR5 - SCH532706

Um outro inibidor CCR5 sendo investigado em testes clínicos é o SCH532706. A potência desse medicamento é estimulada pelo ritonavir.
O medicamento está em fase inicial de desenvolvimento, mas resultados de doze pacientes HIV-positivos (quatro dos quais estavam em tratamento para HIV pela primeira vez) mostram que dez dias de tratamento com o SCH532706/ritonavir diminuiram significativamente a carga viral e aumentaram a contagem de células CD4.
O efeito colateral mais comum foi acidez no estômago, porém uma pessoa desenvolveu inflamação na bolsa em volta do coração (pericárdio), o que os pesquisadores pensam estar “possivelmente relacionado” ao medicamento.