Notícias

PRESERVATIVOS E CARNAVAL

23/01/2008 - Folha de São Paulo

19,5 milhões de camisinhas para o Carnaval

19,5 milhões de camisinhas para o Carnaval começam a ser distribuídas
Quantidade é recorde no país e chegará aos Estados somente a partir de hoje


O Ministério da Saúde vai começar a distribuir os 19,5 milhões de camisinhas para o Carnaval somente hoje, a menos de duas semanas do início do feriado prolongado.
A quantidade recorde -no ano passado foram 11 milhões para o período- saem agora dos depósitos do ministério por conta da licitação, que teve os contratos assinados apenas em agosto do ano passado.
Os fabricantes cumpriram o prazo de 150 dias para repassar ao governo os preservativos, mas, segundo o ministério, problemas burocráticos, por conta do porte do negócio, atrasaram o processo, que começou em setembro de 2006.
Os preservativos começam a chegar aos Estados amanhã. Até o fim da semana, todos devem estar abastecidos. Cada Secretaria Estadual da Saúde é responsável por repassar aos municípios as camisinhas.
A população encontra o produto, gratuitamente, em postos de saúde e ONGs.
"No ano passado, recebemos as camisinhas um mês antes do Carnaval. Há ONGs que já estão cancelando atividades por causa da falta do produto", diz Mário Scheffer, do Grupo pela Vidda, ONG de combate à Aids. Em São Paulo, diz Scheffer, a distribuição no terminal rodoviário do Tietê ainda não começou, já que os preservativos não foram repassados.
Estima-se que 600 mil pessoas vivam com o vírus HIV em todo o país.
Nessa licitação, o governo comprou um bilhão de camisinhas, cerca de 25% de toda a produção mundial -que serão distribuídas até o fim de 2009. O Ministério da Saúde não soube informar o valor de compra. Os custos são compartilhados com Estados e municípios.
No ano passado, o governo distribuiu menos camisinhas (122,8 milhões) do que em 2006 (253,9 milhões). Foi a menor remessa desde 2001.