Notícias
CABELEIREIROS CONTRA AIDS
02/09/2007 - EFE
Cabeleireiros lutarão contra Aids com ajuda de Unesco e L'Oréal
A capacitação em prevenção contra a Aids para cabeleireiros, uma idéia já adotada no Brasil, será agora estendida para outros países do mundo, graças a uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da empresa de cosmética francesa L'Oréal.
A idéia também já é aplicada em países da Europa e da África e foi apresentada hoje em Buenos Aires, com o lema "Quem cuida da beleza cuida da saúde". O projeto conta com o apoio da ONG argentina Fundação Húesped, dedicada à prevenção da Aids.
O objetivo é que todas as pessoas que comecem a se formar ou a realizar cursos de aperfeiçoamento nos centros da L'Oréal em todo o mundo recebam uma educação preventiva sobre o vírus da aids. Assim, poderiam também aconselhar seus clientes.
"Com este programa, queremos fornecer informação prática e precisa sobre o HIV para a prevenção da doença", afirmou o diretor-geral da Divisão de Produtos Profissionais da L'Oréal, Jean-Jacques Lebel.
Segundo porta-vozes da empresa, os salões de beleza são lugares de encontro e discussões entre as mais diferentes pessoas, o que facilitaria a troca de informação através dos cabeleireiros.
A iniciativa conta com o apoio da Unesco, que assinou um convênio com a L'Oréal em 2005. A agência da ONU mantém os centros de formação de cabeleireiros atualizados sobre os últimos conhecimentos a respeito da prevenção da doença.
A Fundação Húesped, por sua vez, trabalha desde 1989 na luta contra o HIV e na implantação de um tratamento igualitário para os doentes.
Atualmente, a L'Oréal conta com uma rede global de profissionais formada por mais de 190 centros técnicos, 3 mil instrutores e 1,2 milhão de cabeleireiros.
Na Argentina, onde a campanha foi apresentada, estima-se que existam 150 mil pessoas infectadas com o HIV, e duas de cada três não sabem que estão doentes.