Notícias

A ÍNDIA E O HIV

01/08/2007 - EFE

Uma de cada oito crianças com HIV no mundo se encontra na Índia

Uma de cada oito crianças infectadas com o vírus da aids no mundo se encontra na Índia, onde calcula-se que cerca de 70 mil menores de quinze anos sejam portadores do vírus HIV, segundo revelaram hoje fontes do Ministério da Saúde indiano.
"A cada ano, quase 21 mil crianças são infectadas com o HIV", declarou o secretário de Saúde da Índia, Naresh Dayal.
Dayal acrescentou que o Governo está implementando um programa nacional para prevenir as transmissões de pai para filho, em uma tentativa de reduzir o número de bebês que nascem infectados pelo vírus.
Desde que o programa entrou em vigor, há quatro anos, já foram feitas análises em "cerca de cinco milhões de mães, detectando 47 mil casos positivos de HIV". Além disso, foram fornecidos os métodos profiláticos para prevenir a transmissão da doença para 20 mil casais mãe-filho.
Por sua parte, o chefe da Organização Nacional do Controle da Aids, K. Sujatha Rao, informou que estão sendo fornecidas doses de remédios anti-retrovirais para cerca de 6.500 crianças.
Segundo Rao, esta é "a primeira vez que o Governo indiano divulga dados sobre menores de 15 anos portadores do vírus HIV".
No início de julho, o Governo divulgou um relatório que reduzia à metade o número estimado de casos de aids no país asiático, dos 5,2 milhões que haviam sido calculados no ano passado, para cerca de 2,5 milhões.
O Governo indiano lançará o dezembro o programa "Expresso do Laço Vermelho", um trem que viajará por todo o país para divulgar informações sobre a ameaça da aids nas áreas menos desenvolvidas.
Está em vigor na Índia um plano nacional contra a aids, com o qual o Governo pretende controlar a epidemia até o ano de 2011.