Notícias

CONFERÃNCIA PEDE

23/07/2007 - EFE

que avanços contra Aids cheguem a países em desenvolvimento

Os Organizadores da quarta Conferência sobre Patogêneses e Tratamento do HIV pediram hoje que a comunidade internacional colabore de forma conjunta para que as inovações científicas sobre o vírus cheguem aos países em desenvolvimento.
O co-presidente da Conferência, o argentino Pedro Cahn, assinalou que essa conscientização é um dos objetivos da reunião de Sydney inaugurada no domingo, e da qual participam cerca de sete mil especialistas internacionais.
"Como apoiar os países em desenvolvimento para que possam reforçar seus sistemas de saúde e fazer com que estes avanços sejam uma realidade para o povo que precisa deles e que está em risco?", perguntou Cahn ao especificar esse é o objetivo do encontro, após concluir a primeira sessão plenária da Conferência.
O ministro de Exteriores australiano, Alexander Downer, anunciou hoje que seu país dedicará uma ajuda adicional de aproximadamente US$ 352 milhões para conter a Aids na região da Ásia-Pacífico.
Downer assinalou que com essa injeção sobe para US$ 880 milhões a ajuda de Canberra na luta contra essa doença na região.
As exposições plenárias de hoje examinaram a aplicação de tratamentos anti-retrovirais no mundo em desenvolvimento, e a necessidade de realizar investigações para ampliar a aplicação de tratamentos.
Além disso, apresentaram uma visão sobre o conhecimento atual e a pesquisa futura sobre mecanismos de perda de células T, que levam à imunodeficiência.
Foram discutidos também as implicações clínicas do aumento do HIV em pessoas mais velhas e o tratamento do HIV em fases iniciais, além dos assuntos éticos e práticos relacionados com a pesquisa para a prevenção.
David Cooper, o co-presidente australiano da Conferência, indicou que nas próximas sessões serão detalhados os últimos medicamentos contra o HIV e os avanços sobre os tratamentos já existentes.
Organizada pela Associação Internacional da Aids (IAS) e a Sociedade de Australásia para a Medicina de HIV (ASHM), a Conferência, considerada a mais importante do mundo nessa matéria, termina na próxima quarta-feira.