Notícias
NOVO MEDICAMENTO ANTI-AIDS
09/10/2003 - O DIA
Tenofovir é disponibilizado na rede pública
O Ministério da Saúde está disponibilizando uma nova droga no tratamento da Aids. Tenofovir 300mg (inibidor de transcriptase reversa nucleotídio) é indicado para pacientes que apresentam rejeição aos medicamentos nucleosídios do coquetel.
Foram adquiridos 6 mil frascos, com 30 cápsulas cada, a serem entregues em três parcelas. Os primeiros 500 frascos já foram distribuídos para as Secretarias Estaduais de Saúde. O Programa Nacional de DST/Aids recomenda que as coordenações que ainda não receberam o medicamento e atendam pacientes com indicação de uso do Tenofovir entrem em contato com o Programa para receber orientações.
O MS conseguiu redução de 33,35% no preço do medicamento, após várias negociações com a Gilead e a United/Medical, respectivamente fabricante e distribuidora do Tenofovir. A estimativa do MS é que, até o final do ano, 1.600 pessoas passem a utilizar o medicamento. Para indicação adequada do Tenofovir, o médico deve solicitar teste de genotipagem, que indica se o paciente não apresenta resistência ao medicamento.
A Rede Nacional de Genotipagem possui 14 laboratórios, e o teste é gratuito. O Tenofovir é o 15º remédio da lista de anti-retrovirais disponibilizados no Brasil.