Notícias
RETIRADA DO NELFINAVIR
08/06/2007 - Agência Estado
Medicamento anti-Aids recolhido é utilizado por nove mil
Medicamento anti-Aids recolhido é utilizado por nove mil brasileiros
Os pacientes brasileiros que fazem uso do Viracept (mesilato de nelfinavir) em pó ou em comprimidos devem procurar o serviço de saúde que promove o tratamento para que o remédio seja substituído.
O fabricante do medicamento, o Laboratório Roche, anunciou nesta quinta-feira que está recolhendo o Viracept no Brasil e na Europa, após relatos de que alguns lotes estavam com odor alterado. Uma análise química detalhada mostrou que eles continham níveis maiores que o normal de uma substância chamada ácido etil éster metanosulfônico.
O Ministério da Saúde já distribuiu um comunicado para todo o serviço de saúde do país com indicação de remédios alternativos para substituir a droga. As opções levam em conta se a pessoa é adulta, gestante ou criança.
Segundo a empresa, o recolhimento foi determinado em acordo com as autoridades européias de saúde (EMEA e Swissmedic) para proteger a saúde dos usuários, mas a Roche nega que a substância detectada nos lotes seja cancerígena.
O Viracept é um inibidor da protease utilizado em conjunto com outras drogas para controle do HIV. No Brasil, é consumido por cerca de nove mil adultos e 250 crianças do Programa DST/Aids.
O paciente que quiser mais esclarecimentos deve ligar para o telefone 0800 7733 310.