Notícias

SEXO SEM PROTEÇÃO NA GRÃ BRETANHA

02/05/2007 - AFP

1/3 dos homossexuais soropositivos fazem sexo sem proteção

Mais de um terço dos homossexuais britânicos infectados com o vírus da Aids continuam a praticar sexo sem proteção, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira.
O estudo foi realizado em 2003 e 2004 entre 2.640 homens em Londres, Manchester e Brighton, que responderam a questionários.
A maioria dos voluntários também forneceu amostra de saliva para exames de HIV e os resultados demonstraram que entre aqueles com o HIV, apenas um terço sabia que estava infectado.
Trinta e sete por cento dos homens soropositivos disseram que fizeram sexo sem proteção com mais de um parceiro no último ano, enquanto a taxa entre homens não contaminados com o HIV foi de 18%.
O estudo é publicado na última edição do jornal Sexually Transmitted Infections, publicado pela British Medical Association (BMA).
Seus autores, chefiados por Julie Dodds, do Centro de Saúde Sexual e Pesquisa sobre HIV da University College de Londres, se disseram preocupados com as revelações.
Segundo eles, deve-se levar em conta que as taxas elevadas de sexo sem proteção e a ignorância sobre a infecção por HIV ocorreram apesar das campanhas de conscientização e do acesso a preservativos, bem como a exames de detecção e de medicamentos anti-retrovirais para o tratamento.