Notícias
"QUE A SAÚDE NÃO SE TORNE COMÉRCIO"
20/04/2007 - EFE
Fórum sobre aids acaba com esse pedido
"Que a saúde não se torne um comércio", foi o grito que imperou hoje no encerramento do 4º Fórum Latino-americano e do Caribe sobre HIV/aids, que aconteceu em Buenos Aires e que reuniu mais de 3.000 pessoas.
Os diferentes oradores presentes nos quatro dias de deliberações concordaram em destacar como futura linha de ação o fortalecimento do acesso universal aos remédios e à prevenção através de campanhas que estimulem o uso do preservativo como método mais efetivo para evitar o contágio.
Além disso, destacaram a necessidade de articular políticas entre os Governos e a sociedade civil para garantir assim a representação de todos os agentes sociais e a transparência na tomada de decisões e na divisão dos fundos destinados à compra de tratamentos anti-retrovirais.
Além disso, foi lançado um apelo para o desenvolvimento de campanhas entre adolescentes e jovens para frear a transmissão do vírus HIV através da informação.
Neste aspecto, se destacou como objetivo primordial a comunicação entre os ministérios da Saúde e da Educação dos países da região para incluir a educação sexual em todos os níveis de ensino.