Notícias
CIDADÃS POSITHIVAS
10/03/2007 - Agência Aids
I Encontro Estadual e Municipal de São Paulo
De 1980 até junho de 2006, foram registrados 44.903 casos de Aids entre mulheres no estado de São Paulo. A situação é grave, avaliou Nair Brito, do Programa paulista de DST/Aids, durante a mesa de abertura do I Encontro Estadual e Municipal de Cidadãs Posithivas de São Paulo. No mesmo período, foram contabilizados 107.058 casos entre os indivíduos do sexo masculino. É um cenário muito ruim. Dada às condições de pobreza, de desemprego que a gente vive, isso fico ainda pior, afirmou Brito no início da sua palestra, na qual discorreu sobre o seguinte tema: Mulher e Aids no Estado e Município Desafios e Perspectivas.
Em seguida, a educadora listou os desafios, na avaliação do Programa Estadual de DST/Aids, mais importantes em relação à população feminina HIV positiva ou que sofram de outras doenças sexualmente transmissíveis. Abaixo, alguns deles:
-Conter a epidemia de Aids entre as mulheres
-Eliminar a sífilis congênita
-Irradiação da transmissão vertical
No caso da sífilis congênita, que ocorre quando a doença é passada da mãe para o filho no momento do nascimento, Nair Brito explicou que a dose do medicamento que a combate custa apenas 89 centavos, portanto, seria possível eliminar a moléstia.
Em uma palestra bem-humorada, a representante do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo ressaltou a importância dos poderes públicos adotarem políticas para as mulheres. Por exemplo, ela defende o tratamento da lipodistrofia e de outros efeitos colaterais dos medicamentos anti-retrovirais, pois isso aumenta a auto-estima da soropositiva e, em conseqüência, auxilia na adesão do tratamento com base no coquetel anti-HIV.
O I Encontro Estadual e Municipal de Cidadãs Posithivas de São Paulo, que começou no início da noite desta sexta-feira (09/03), termina domingo (11/03). De acordo com uma das organizadoras do evento, Silvia Almeida, conhecida como Silvinha (integrante do Grupo de Incentivo à Vida), a idéia é reunir 90 soropositivas de todo o Estado de São Paulo. Mas ainda não chegaram todas, esclareceu durante a mesa de abertura do encontro.