Notícias
AÇÕES PARA CONTER HIV ENTRE MULHERES
05/03/2007 - Agência Aids
Será lançada na próxima quarta feira
Este ano, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8), o governo brasileiro realizará duas iniciativas para conter a disseminação do vírus da aids entre mulheres. Para lidar com o problema, o governo irá anunciar 12 metas do Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST, o primeiro da América Latina e Caribe especificamente voltado para a questão. Além desta iniciativa, o governo também lança a Campanha de Prevenção das DST/Aids no PAN 2007. No ano em que o Brasil sedia os Jogos Pan-americanos, a idéia é disseminar mensagens e kits de prevenção durante os jogos.
Tanto o Plano, que tem ações previstas até 2010, como a Campanha de Prevenção serão lançados numa cerimônia especial no dia 7 de março, às 10h, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma das metas de enfrentamento da Aids é reduzir a taxa de transmissão vertical do HIV para menos de 1% (até o fim de 2007).
Outras estratégias são diminuir a incidência de sífilis congênita e implantar novas redes de atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. O Programa Nacional de DST/Aids informou estas três metas e só divulgará as 9 restantes durante a atividade no Rio.
Durante o evento, serão homenageadas atletas e paratletas, incluindo jogadoras de vôlei, basquete e futebol, triatletas, corredoras, nadadoras e ginastas brasileiras.
Fruto de um trabalho de articulação entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério do Esporte, a Área Técnica de Saúde da Mulher e o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, o Plano e a Campanha contam com o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Parolímpico Brasileiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A presença das atletas e o slogan - Vista-se nos jogos - visam conscientizar a população, especialmente as mulheres, para a importância de uma vida saudável e de uma maior auto-estima para a diminuição das vulnerabilidades associadas à transmissão do vírus da aids e de outras doenças. A Campanha vai até agosto, quando se encerram os jogos.
Ambas as iniciativas contam com a parceria e o apoio de várias Agências das Nações Unidas, incluindo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O aumento do número de casos de HIV na população feminina durante a última década foi de 44% entre 1996 e 2005.