Notícias
TESTAGEM
14/02/2007 - EFE
Johanesburgo oferece teste de HIV barato no Dia de S Valentim
Um centro médico de Johanesburgo decidiu oferecer hoje aos casais um presente original para celebrar o dia de São Valentim, equivalente ao Dia dos Namorados no país: poderão fazer teste de HIV pela metade do preço.
A iniciativa foi lançada pelo Centro Médico Zuzimpilo, que oferece o teste por 20 rands (quase US$ 3) por casal, o que inclui também orientação médica antes e após a realização do exame.
"Em apenas dois minutos, você e seu companheiro poderão estar tranqüilos, este é o presente para compartilhar", afirma o anúncio do centro médico, localizado no centro de Johanesburgo.
Uma fonte do centro, que quis manter o anonimato, explicou à Efe que esta iniciativa foi organizada pela equipe médica para o Dia de São Valentim com o objetivo de "estimular os casais a virem juntos para fazer o teste da aids a um preço reduzido".
A fonte acrescentou que a iniciativa estará vigente por todo o mês, mas reconheceu que hoje a campanha não teve muitos adeptos.
"Até agora vieram dois casais para fazer o teste", disse a fonte, ao explicar que, "em um dia qualquer, costumam vir entre 10 e 15 pessoas e cerca de 200 em todo um mês".
A fonte também destacou que "cada vez as pessoas estão mais conscientes, graças às campanhas de prevenção, da importância de fazer o teste para sua saúde e a dos demais".
O vírus da aids se espalhou na África do Sul nos últimos anos, sobretudo entre as adolescentes e as jovens, que são as que mais estão se infectando pelo HIV, segundo fontes do Conselho de Pesquisa Médica do país.
O conselho publicou em agosto um relatório segundo o qual 25% das jovens sul-africanas que têm entre 20 e 24 anos são soropositivas, contra 10% dos homens da mesma idade.
A África do Sul é, depois da Índia, o segundo país com o maior número de infectados com o HIV, que afeta 5,5 milhões de pessoas, o que equivale a 11% da população, segundo cálculos da ONU.