Notícias

ATO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

21/11/2006 - Agencia Aids

FÓRUM DE ONG/AIDS DO ESTADO DE SP DIVULGA

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids) Campos Elíseos será o principal protagonista no ato do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. O Fórum de ONG/Aids de São Paulo, em parceria com o Conselho Gestor da Regional Sé da Saúde, fará um ato público de protesto em frente a esta unidade de serviços em saúde. O local foi escolhido porque evidencia o "descaso das autoridades com a saúde das pessoas com HIV/AIDS e com a saúde", de acordo com a organização.

Em 27 de dezembro de 2003, o teto do local em que funcionava o atendimento, na Alameda Cleveland, 374, ruiu por falta de manutenção, provocando perda de parte do patrimônio histórico - o prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico.

Desde então, o serviço mudou de lugar às pressas para um galpão, garagem à Rua Albuquerque Lins, 40, sob um teto de zinco, onde desempenha suas funções até o momento. As condições continuam precárias: a sala de espera está num pátio, dividindo espaço físico ao ar livre com carros estacionados e abandonados.

As principais reivindicações do movimento são o retorno imediato ao local original restaurado, imediata regularização do acesso aos insumos de saúde específicos - medicamentos antiretrovirais, exames, preservativos e preenchimento das vagas para profissionais de saúde -, regulamentação da Emenda Constitucional 29 (que garante verbas aos serviços públicos de saúde), entre outros.

A ato será realizado no dia 1º de dezembro na Rua Albuquerque Lins, 40, das 11 às 13h. O tema será "As Pessoas Vivendo com HIV/AIDS"

Redação da Agência de Notícias da Aids