Notícias

BRASIL E PORTUGAL

13/09/2006 - LUSA

Portugueses vêm ao Brasil para trocar experiências em saúde

Uma missão portuguesa virá em novembro ao Brasil para estudar a possibilidade de uma produção conjunta de antiretrovirais para os mercados português e de outros países da Europa, conforme o acordo estabelecido nesta quarta-feira pelos ministros da Saúde dos dois países.
Ainda este ano, o Ministério da Saúde brasileiro enviará uma missão a Lisboa para conhecer o modelo português de administração hospitalar, disse à Agência Lusa o ministro da Saúde Agenor Álvares.
Além de estarem atraídos pela experiência brasileira - o Brasil começou a realizar tratamento com antiretrovirais para pacientes com AIDS em 1996 - o ministro luso Antônio Correia de Campos afirmou que Portugal está interessado na tecnologia brasileira para a fabricação de antiretrovirais genéricos.
O ministro português da Saúde, que está no Brasil, disse que pretende saber se o Brasil está em condições de fabricar os medicamentos também na Europa.
Campos afirmou ainda que estão abertas todas as possibilidades de cooperação nessa área, como produção de antiretrovirais em Portugal por empresas brasileiras ou por empresas mistas e também importação dos medicamentos por Portugal.
Segundo o ministro luso, há 30 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV em Portugal, das quais nove mil estão em tratamento.