Notícias
SUPLEMENTOS ALIMENTARES
01/09/2006 - www.hiv.org.br
Adjuvantes na terapia anit-retroviral na África
Estudos avaliam uso de suplementos alimentares como adjuvantes na terapia anti-retroviral na África
Estudos apresentados recentemente na 16ª Conferência Internacional de AIDS em Toronto (Canadá) avaliaram o impacto do uso de suplementos alimentares na resposta da terapia anti-retroviral. Em um estudo conduzido na Nigéria, demonstrou-.se que tomar suplemento de selênio melhora a resposta da terapia anti-HIV. O estudo incluiu 340 pacientes que, além de receberem terapia anti-retroviral, foram escolhidas aleatoriamente para receber 200 mg de suplemento de selênio ou placebo diariamente. Pacientes que receberam selênio tiveram um maior aumento em sua contagem de células T-CD4+; menos infecções oportunistas; menos visitas a hospitais; ganharam mais peso; e apresentaram uma maior aumento nos níveis de hemoglobina.
Em um outro estudo realizado na Zâmbia, descobriu que indivíduos HIV+ que receberam um suplemento alimentar à base de milho e soja e enriquecido com micronutrientes, ganharam mais peso e tiveram melhor adesão a seus medicamentos do que pacientes que não o receberam, ap´so 12 meses de estudo. No entanto, os investigadores descobriram que o suplemento alimentar não promoveu um aumento a contagem de células T-CD4+.
Os investigadores salientam que mais estudos são necessários para determinar a utilidade do suplemento alimentar para pessoas em terapia para HIV, contudo, que o uso desses suplementos devem ser vistos como um potencial adjuvante para terapia anti-retroviral e não como um substituto.
Autor: Marco Vitória