Notícias
GEL PARA MULHERES
06/08/2003 - Diário de São Paulo
Laboratório testará gel contra o HIV em mulheres
A empresa australiana Starpharma anunciou ontem o início dos testes em mulheres de um gel vaginal, batizado de Vivagel, capaz de prevenir a infecção pelo HIV. De acordo com o diretor executivo do laboratório, John Raff, o produto contém proteínas que impedem o vírus de entrar em contato com as células sadias.
A responsável por isso é uma substância antiviral chamada SPL7013, que consegue barrar a ação da proteína GP120, localizada na superfície do vírus e responsável por sua entrada nas células normais. Até agora, o resultado das experiências realizadas em macacos demonstrou 100% de eficácia. A idéia é a de que o produto possa ser introduzido na vagina antes da relação sexual.
Caso os testes dêem certo, a empresa pretende lançar o gel em quatro anos e criar duas versões para o produto: uma que atue também como contraceptivo e outra que permita a gravidez e ao mesmo tempo ofereça proteção à doença.
Outros estudos
No Brasil, a médica Eliana Amaral, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), participa de um grupo de estudos americano que também está tentando desenvolver um gel anti-Aids. Cerca de 38 brasileiras participaram de testes com o produto capaz de matar não apenas os espermatozóides, mas também agentes de infecção transmitidos na relação, como o vírus HIV.