Notícias

O SURGIMENTO DO VÍRUS HIV

21/06/2006 - EFE

Vírus da aids é um acidente da evolução, sugere estudo

A agressividade característica do Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), causador da aids, é um acidente da evolução, sugere um estudo internacional publicado pela revista "Cell".
Uma função genética que se perdeu durante a evolução viral predispôs o HIV-1 a provocar as falhas no sistema imunológico que são características da aids, indicou o grupo integrado por cientistas da Alemanha, dos EUA, do Reino Unido, da França e do Gabão.
Embora a infecção com a cepa do Vírus de Imunodeficiência Símia (SIV, em inglês) tenha se propagado entre várias espécies de macacos, estes primatas não sofrem dos problemas associados à aids que atingem os seres humanos.
Segundo os cientistas, uma proteína virótica que ajuda o SIV a driblar o sistema imunológico e a se multiplicar também tem uma função protetora desse sistema.
A proteína virótica nef põe em funcionamento as cruciais células T de imunização quando a infecção com o SIV se manifesta, o que limita os efeitos da doença.
No entanto, nos seres humanos, a proteína nef correspondente ao HIV-1 carece desta função protetora, o que deixa os infectados a mercê da progressão da aids, segundo Frank Kirchnoff, cientista da Universidade de Ulm, na Alemanha, e um dos autores do relatório.
As conclusões do estudo sugerem que "a função genética desapareceu na evolução do vírus, o que abriu passagem para o HIV-1 e possivelmente predispôs o precursor símio do HIV-1 a uma maior patologia nos seres humanos", acrescentam os cientistas.