Notícias

VACINA CONTRA A AIDS

30/07/2003 - Portal Terra

Primeira vacina contra aids é testada em humanos

Vinte e quatro voluntários, 12 em Lausanne (Suíça) e 12 em Londres, testarão, a partir da próxima segunda-feira, uma vacina contra a aids fabricada por um consórcio europeu e financiada por um programa de pesquisa da União Européia (UE). O Centro Hospitalar Universitário do cantão de Vaud em Lausanne, que anunciou o teste hoje, recrutou 12 voluntários na Suíça enquanto que o St. Mary's Hospital-Imperial College de Londres selecionou o restante.

A vacina, a NYVAC-C, é produzida pela Aventis Pasteur, a divisão encarregada das vacinas do grupo farmacêutico franco-alemão Aventis. "Trata-se de uma vacina dirigida contra o subtipo C do vírus, mais freqüente no mundo (África do Sul, Índia e China) e mais expansionista", disse o professor Marc Girard, coordenador da iniciativa européia.

O consórcio EuroVacc reúne cientistas e médicos de Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Suécia e Suíça, que trabalham juntos há mais de cinco anos e desenvolveram várias vacinas potenciais. A NYVAC-C será a primeira a ser testada no homem. A chamada fase 1 do estudo servirá para avaliar a segurança da vacina e sua capacidade de gerar uma reação imunológica.

Os voluntários, de ambos os sexos e de idades entre 18 e 55 anos, devem ser soronegativos e não apresentar riscos de contrair a infecção. Este projeto de vacina é seguro, segundo o professor Giuseppe Pantaleo, chefe do serviço de imunologia e alergia do CHUV. "Não se injeta o vírus da aids "vivo" mas só partes do vírus sintetizadas em laboratório", destacou, recordando que 3,2 mil pessoas participam de estudos semelhantes em todo o mundo. A primeira análise desses testes será feita no final de 2004, anunciou Severine Burnet, diretora de estudos do projeto.