Notícias
ENCONTRO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
11/06/2006 - Agência Aids
Organizado pelo Fórum de Ong/Aids de SP
Companheirismo, Felicidade e Amor. Estas e outras palavras fizeram parte de um letreiro gigante escrito Direitos Humanos e Aids, pintado com palavras e desenhos da bandeira nacional por crianças soropositivas no 3º Encontro de Crianças e Jovens Vivendo e Convivendo com o HIV e Aids, na Faculdade de Saúde Pública em São Paulo, na tarde deste domingo.
O evento hoje teve 500 pessoas mais os voluntários. Essas crianças são vida, elas produziram um comercial sobre direitos humanos, brincaram com teatro e fizeram debates com a família, diz José Araújo Lima, da AFXB (Associação François Xavier Bagnoud do Brasil).
P.W.S.O., de 12 anos e que é de São José do Campos, conta que esta é aprimeira vez que participa do encontro. Gostei de tudo, principalmente do comercial, fiz o papel de um recepcionista, conta o ator mirim.
No total, fora produzidos 4 filmes e, após, um teatro de bonecos com o resumo da Declaração dos Direitos Humanos.
Nós queremos fortalecer essa questão. Teve uma mãe no encontro que relatou que uma vez a filha foi ao médico e ele não queria encostar nela por ser soropositiva. Devemos incentivar os jovens a buscar cidadania, conta Beth Franco, psicóloga do GIV (Grupo de Incentivo à Vida) e uma das coordenadoras do evento.
As crianças de diversas partes do Estado também fizeram uma radionovela. Adorei fazer a locução. Eu disse: criança tem que ter mundo, criança tem que ter lar, conta D.A.S., de 10 anos e também de São José dos Campos.
Ao final do encontro, os participantes fizeram uma roda com mãos dadas ao redor do letreiro gigante, Direitos Humanos e Aids, no pátio da Faculdade e aplaudiram.