Notícias

ENCONTRO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

11/06/2006 - Agência Aids

Organizado pelo Fórum de Ong/Aids de SP

Companheirismo, Felicidade e Amor. Estas e outras palavras fizeram parte de um letreiro gigante escrito “Direitos Humanos e Aids”, pintado com palavras e desenhos da bandeira nacional por crianças soropositivas no “3º Encontro de Crianças e Jovens Vivendo e Convivendo com o HIV e Aids”, na Faculdade de Saúde Pública em São Paulo, na tarde deste domingo.
“O evento hoje teve 500 pessoas mais os voluntários. Essas crianças são vida, elas produziram um comercial sobre direitos humanos, brincaram com teatro e fizeram debates com a família”, diz José Araújo Lima, da AFXB (Associação François Xavier Bagnoud do Brasil).
P.W.S.O., de 12 anos e que é de São José do Campos, conta que esta é aprimeira vez que participa do encontro. “Gostei de tudo, principalmente do comercial, fiz o papel de um recepcionista”, conta o ator mirim.
No total, fora produzidos 4 filmes e, após, um teatro de bonecos com o resumo da Declaração dos Direitos Humanos.
“Nós queremos fortalecer essa questão. Teve uma mãe no encontro que relatou que uma vez a filha foi ao médico e ele não queria encostar nela por ser soropositiva. Devemos incentivar os jovens a buscar cidadania”, conta Beth Franco, psicóloga do GIV (Grupo de Incentivo à Vida) e uma das coordenadoras do evento.
As crianças de diversas partes do Estado também fizeram uma radionovela. “Adorei fazer a locução. Eu disse: criança tem que ter mundo, criança tem que ter lar”, conta D.A.S., de 10 anos e também de São José dos Campos.
Ao final do encontro, os participantes fizeram uma roda com mãos dadas ao redor do letreiro gigante, Direitos Humanos e Aids, no pátio da Faculdade e aplaudiram.