Notícias

NOVOS MEDICAMENTOS

03/05/2006 -

Incyte interrompe o desenvolvimento do Reverset como droga anti-hiv

A companhia farmacêutica norte-americana Incyte Corporation anunciou a decisão de interromper os estudos com o inibidor de transcriptase reversa experimental DFC (Reverset), devido ao elevado número de pacientes que desenvolveram hiperamilasemia grave durante o uso continuado da droga em um estudo de Fase II b.

Nesse estudo, a incidência de hiperamilasemia com esse anti-retroviral foi de aproximadamente 40% e alguns casos de pancreatite clínica e hipertrigliceridemia (um outro indicador de risco para inflamação do pâncreas) foram identificados.

Ademais, o DFC não se mostrou adequadamente efetivo, mesmo quando usado juntamente com 3TC ou FTC, e o uso de doses menores não se mostrou adequado em pacientes com experiência prévia com outros anti-retrovirais.

Baseada nessas observações, a Incyte resolveu descontinuar o desenvolvimento dessa droga anti-HIV, interrompendo a inclusão de mais pacientes no estudo em andamento e determinado, juntamente com a agência reguladora para medicamentos norte-americana (FDA), um manejo adequado dos pacientes atualmente em uso da droga e que podem obter algum beneficio com o DFC ou têm alternativas terapêuticas limitadas.