Notícias
A INFECÇÃO PELO HIV
03/05/2006 - EFE
Número de infectados pelo HIV no mundo supera 39 milhões
Há atualmente no mundo 39,4 milhões de pessoas infectadas pelo vírus HIV, segundo comunicou hoje um grupo de ONGs de luta contra a aids por ocasião de uma conferência internacional na capital austríaca.
O congresso intitulado "Aids é política - responsabilidade positiva", realizado hoje e amanhã em Viena, aborda as questões mais urgentes relacionadas à doença através de conferências, foros de discussão e grupos de trabalho.
A situação é especialmente dramática na África, com 25,4 milhões de infectados ao sul do Saara, ressaltaram as ONGs.
O número dos portadores do vírus da imunodeficiência adquirida cresceu em todas as regiões do globo, e em alguns países do Sudeste da Europa e da América Central o número de casos novos subiu 40% desde 2004.
Apenas em 2004, cerca de 4,9 milhões contraíram o HIV no mundo inteiro, e no mesmo período 3,1 milhões morreram de aids, advertiram os analistas.
As crianças formam o grupo mais afetado, e calcula-se que o número de doentes menores de 15 anos atinja 2,2 milhões, dos quais 85% vivem em regiões subsaarianas.
Muitas das 1.800 crianças que diariamente contraem o HIV adquirem o vírus através de suas mães durante a gravidez ou durante o nascimento, diz um comunicado do grupo de ONGs.
Menos de 5% recebem tratamento de anti-retroviral adequado, razão pela qual cerca da metade morre antes de completar dois anos. Em 2004, mais de meio milhão de crianças perderam a vida devido à aids.
A síndrome de imunodeficiência adquirida tem como conseqüência o surgimento de toda uma geração de crianças órfãs, já que há cerca de 15 milhões de órfãos no mundo em decorrência da aids.
Os analistas prevêem que, até 2010, o número de órfãos na África subsaariana subirá para cerca de 18 milhões. Essas crianças, em sua grande maioria, vivem com a família ou têm de garantir seu próprio sustento e o de seus irmãos, enquanto apenas 10% obtêm assistência do Estado.