Notícias

MANIFESTAÇÃO NO EMÍLIO RIBAS

25/04/2006 - Agência Aids

nesta quarta feira - 26/04/2006

FUNCIONÁRIOS DO EMÍLIO RIBAS FAZEM MANIFESTAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA

A partir das 11h desta quarta-feira, dia 26, Associação dos Funcionários do Instituto de Infectologia Emílio Ribas fará um ato público na porta da Secretaria de Estado da Saúde. O motivo é a construção do novo ambulatório da instituição sem a diminuição das unidades de internação, mesmo que provisoriamente, além da criação de um Conselho Gestor no hospital. Os funcionários agora reivindicam reunião com o governador, Cláudio Lembo, e também com o secretário estadual de saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata. Segundo a comissão dos médicos, o governo não forneceu nenhum documento com as garantias verbais acordadas no dia 2 de março (saiba mais).
Em reunião realizada no dia 2 de março, ficou assegurado pelo secretário-adjunto da Saúde que o prédio administrativo do IIER, mais conhecido como COHAB, não seria derrubado sem que houvesse a garantia da construção do novo. A preocupação da comissão é de que com a transferência dos serviços do ambulatório (prédio amarelo) para o 1º andar do hospital, o atendimento fique prejudicado e diminua as unidades de internação.
Outro problema levantado é o Conselho Gestor, que segundo os médicos, o secretário-adjunto Ricardo Oliva e o, então governador, Geraldo Alckmin se declararam contrários à criação do mesmo.

Leia na íntegra a carta aberta da Associação:

Em 12/04/06 foi realizado no Instituto Emílio Ribas um Ato Público com a participação da AMIIER, ASIIER, AMERIIER, Sindicato dos Médicos, Fórum de ONGs/AIDS, representante de vários seguimentos governamentais e não governamentais, em defesa da construção de um Novo Ambulatório para o Instituto e que, para isto, não seja diminuído espaço de atendimento à pacientes nem que provisoriamente e pela implantação de um Conselho Gestor no IIER.
Estiveram presente ao ATO o Representante da Bancada do PT na Ass.Legislativa Dr. Eurípides, Alice Assessora da Dep. Ana Martins–PC do B e o Deputado Milton Flávio, que se colocaram à disposição para participar das negociações do movimento com a Secretaria da Saúde, que até o momento não mostrou disposição para mudar seu atual cronograma de obras, não levando em conta nossas reinvidicações e sugestões, não oferecendo garantias, senão verbais, para Construção do Novo Ambulatório, tampouco sentou para discutir a implantação do Conselho Gestor no IIER. A Secretaria reconhece a necessidade do Novo Ambulatório (prometido pelo Sr. Governador Dr. Geraldo Alckmin em 01/12/05, ratificado pelo Dep. Milton Flávio), mas que não pode construí-lo no momento e que por isto transformara a 2º Unidade de Internação (no 2º andar) em um Ambulatório provisório, com elevador externo (provisório?), diminuindo a área de atendimento à pacientes.
Neste momento em que se reconhece a necessidade de aumentar o atendimento do hospital com um Novo Ambulatório, que os casos de Hepatite só aumentam, que a epidemia de AIDS está longe de acabar, que fomos designados como referência para Gripe Aviária e em que casos de doenças infecciosas como Dengue e Meningites ainda são problemas de Saúde Pública, é estranho a Secretaria da Saúde pensar em diminuir o Hospital e não planeje ativar e aumentar leitos.
O que pretendemos são melhores condições de trabalho para exercer nossas atividades em benefício de nossos pacientes para que possamos atender mais e ainda melhor.
É inadmissível que para decidir-se pelos rumos da Instituição não sejam ouvidos seus profissionais e sua clientela.