Notícias
DROGA EXPERIMENTAL
16/03/2006 - O Globo
Causa efeitos graves e abre suspeita sobre testes
O teste de um novo antiinflamatório terminou em desastre ontem na Inglaterra. Os seis voluntários que participavam de um teste clínico sofreram graves reações logo após tomar o medicamento. O caso levou autoridades de saúde britânica a abrirem uma investigação para descobrir se houve irregularidades no processo de aprovação de experiências com seres humanos. Grupos de defesa dos pacientes disseram que os protocolos exigidos não são suficientes para dar segurança aos participantes.
Os homens começaram a sofrer um inchaço generalizado horas depois tomar o remédio. Segundo parentes, eles ficaram irreconhecíveis, completamente deformados pela reação alérgica à droga. O remédio os deixou ainda totalmente paralisados.
Dos seis voluntários, dois permaneciam internados ontem em estado extremamente grave. Os outros quatro também foram internados no Centro de Terapia Intensiva do Northwick Park Hospital, em Londres.
Essa foi a primeira vez que a droga TBN1412, desenvolvida para tratar inflamações decorrentes de artrite reumatóide e leucemia, era testada em seres humanos. Todos os voluntários eram jovens. Parentes dos voluntários disseram que o laboratório omitiu informações importantes sobre os verdadeiros riscos do teste.
O remédio experimental foi desenvolvido pelo laboratório britânico TeGenero AG. A advogada contratada por parentes de uma das vítimas Ann Alexander disse que já entrou como uma ação para saber se os animais usados nos testes com cobaias morreram na experiência.
- Antes as famílias haviam sido informadas que um cão tinha morrido. Porém, quando se descobriu que os voluntários corriam risco de vida, o laboratório passou a negar essa versão - disse Alexander.
O laboratório afirmou que os resultados foram totalmente inesperados e que a droga havia passado em todos os testes de segurança. Autoridades querem saber se os problemas foram causados devido à própria droga ou por erros de dosagem ou contaminação.