Notícias
PRÊMIO INTERNACIONAL
02/03/2006 - Programa Nac DST/AIDS
AFXB e Padre Valeriano são indicados
AFXB E PADRE VALERIANO SÃO INDICADOS A PRÊMIO INTERNACIONAL
O Padre Valeriano Paitoni (foto) e a AFXB Associação Xavier Bangnoud foram indicados pelo Programa Nacional de DST/AIDS ao Prêmio Internacional de Desenvolvimento Rei Baudouin pela Fundação Rei Baudouin da Bélgica. O objetivo do prêmio é reconhecer exemplos positivos de pessoas e organizações que contribuíram para o desenvolvimento em sua área de atuação. Além da visibilidade e da promoção internacional o premiado recebe cerca de 150 mil Euros.
O anúncio dos premiados será em dezembro de 2007, com entrega premiação prevista para a primavera de 2007. O Pe. Valeriano Paioni foi fundador da Casa de Apoio Lar Betania para adultos vivendo com aids e das casas de apoio Siloé e do Lar Suzanne para crianças. Seu trabalho junto à comunidade no combate à exclusão e ao preconceito às pessoas vivendo com Aids já foi reconhecida nacional e internacionalmente com diversos prêmios. A Associação François Xavier Bagnoud foi criada em 1994 como lar para crianças com HIV/AIDS e hoje trabalha em várias frentes, como programas de treinamentos e workshops, cursos profissionalizantes e outras ações para as pessoas que vivem com AIDS, em diversas regiões do país.
O prêmio foi criado em 1978 pela Fundação Rei Baudouin, e a indicação do Programa já foi referendada pelo Ministério da Saúde e pelo Gabinete da Presidência da República. O Brasil já ganhou o prêmio duas vezes, com Paulo Freire em 1980 e o MST em 1996.
Fonte: Programa Nacional de DST/Aids