Notícias
VACINA CONTRA A AIDS
03/11/2005 - Agência Aids
Risco mundial de duplicação na elaboração da vacina
Robert Hatch, vice-presidente sênior da política pública da International AIDS Vaccine Initiative (IAVI), nos Estados Unidos, declarou, na terça feira, 1, que é necessária uma melhor coordenação no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids, para evitar a redundância e para aumentar as hipóteses de sucesso. Hatch salientou, em uma reunião do Fórum Global para a Investigação na Saúde em Bombaim, que "há um perigo, que só agora se conseguiu detectar, no que diz respeito à elaboração de vacinas contra a Aids: uma série de vacinas semelhantes estão sendo testadas.
Atualmente, mais de 30 potenciais vacinas contra o HIV estão a ser testadas em ensaios clínicos mas, os cientistas não têm a certeza se alguma delas vai conseguir derrotar eficazmente este vírus freqüentemente mutável.
As empresas financiadoras, Banco Mundial da União Européia e a fundação Bill & Melinda Gates Foundation, IAVI, reclamam por um forte consenso científico no que diz respeito a prioridades e melhoria do sistema de financiamento para "evitar este tipo de duplicação e desperdício de recursos". Segundo Hatch "por meio de uma série de esforços coordenados o tempo para atingir o objetivo definido pode ser diminuído até 50 %."
Hatch afirmou que, só em 2005, espera-se gastar perto de US$ 4 bilhões em medicamentos anti-retrovirais para o tratamento do HIV nos países desenvolvidos e estima-se que este valor irá aumentar drasticamente nos próximos anos. Ele disse que, em comparação, os US$ 680 milhões gastos, mundialmente, no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids são centenas de vezes inferiores aquilo que realmente é necessário.
Fonte: Agência Reuters