Notícias

EUA ADEREM AO GENÉRICO

21/09/2005 - EFE

Governo dos EUA autoriza genéricos de remédios contra a aids

O Governo dos Estados Unidos aprovou os primeiros genéricos do medicamento "AZT" contra a aids, o que poderia reduzir substancialmente as despesas médicas dos pacientes que têm a doença.
O secretário de Saúde dos EUA, Mike Leavitt, elogiou em comunicado a decisão da Administração Federal de Remédios e Alimentos (FDA), por uma ação que trará esperança a milhares de pacientes.
A aprovação das versões genéricas do "AZT" e "Zidovudine", "permitirá que as pessoas infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) neste país tenham maior acesso aos medicamentos que podem salvar vidas", disse Leavitt.
O "AZT" é um medicamento anti-retroviral que contribui para evitar a propagação do vírus da aids no corpo humano, e normalmente é receitado junto com outros remédios para tratar a infecção viral.
Até agora, as versões genéricas do remédio não estavam disponíveis nos EUA, devido às restrições em sua comercialização e à proteção de patentes.
Agora que estas patentes expiraram, o Governo deu sinal verde para as versões genéricas do "AZT", produzidas por laboratórios como Roxane, de Columbus (Ohio), Ranbaxy e Aurobindo Pharma, ambos na Índia.