Notícias
PESQUISA AUSTRALIANA
22/08/2005 - www.mixbrasil.com.br
Cura para a Aids pode estar nos crocodilos
Cientistas da Austrália estão coletando sangue de crocodilos na esperança de desenvolver um poderoso antibiótico para humanos, depois que testes confirmaram que o sistema imunológico do réptil pode matar o vírus HIV.
Segundo os pesquisadores, o sistema imunológico do crocodilo é muito mais poderoso que o dos seres humanos, prevenindo infecções que poderiam levar à morte após brigas em território selvagem que os deixam com cortes abertos e feridas expostas.
Eles cortam-se uns aos outros, e além de viverem em um ambiente cheio de micróbios, eles cicatrizam muito rápido e quase sempre sem infecção, diz o cientista americano Mark Merchant que está retirando amostras de sangue naquele território.
Os primeiros estudos com o sistema imunológico destes animais mostraram que eles são resistentes à várias bactérias resistentes à penicilina. Ele também foi responsável por matar o vírus HIV com muito mais eficácia do que o sistema imunológico humano explica o cientista australiano Adam Britton à Reuters nessa terça.
"O sistema imunológico do crocodilo gruda na bactéria e a quebra em pedaços, fazendo ela explodir. É como colocar um revólver na cabeça da bactéria e puxar o gatilho, explica.
Entretanto, a imunidade do crocodilo pode ser muito forte para s seres humanos e tenha que ser sintetizada para o consumo humano.
Ainda existe muito trabalho para ser feito. Talvez demore anos para que tenhamos uma droga para ser comercializada, diz Britton.