Notícias

ONU ADVERTE:

22/08/2005 - EFE

Existe epidemia de Aids na Malásia

O Programa das Nações Unidas contra a Aids (UNAIDS) advertiu o Governo da Malásia sobre a existência de uma epidemia generalizada no país, informa a imprensa local nesta segunda-feira.
Nafis Sadik, assessora para a Ásia do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, disse ao jornal local New Straits Times que a situação na Malásia se transformou em uma "epidemia generalizada", que ocorre quando o vírus se contagia além dos grupos de alto risco de infecção.
Segundo o Ministério da Saúde malaio, desde 1996 se diagnosticou cerca de 65.000 portadores do HIV, 15.000 dos quais são crianças, enquanto 9.444 desenvolveram a Aids e 7.195 morreram da doença.
Mas grupos civis e organizações não-governamentais acham que estas estatísticas são somente uma estimativa conservadora por existir mais portadores que os registrados que nunca fizeram nenhum exame.
"O ministro da Saúde, Chua Soi Lek, me informou que seria feita uma nova recopilação de dados para atualizar as estatísticas da Aids no país", declarou a assessora.
Sadik advertiu da necessidade de não excluir no novo estudo a comunidade religiosa, majoritariamente crente e praticante do Islã, que se mantém receosa de usar métodos de proteção nas relações sexuais.