PREVENÇÃO | Notícias | HIV/AIDS | GIV.org.br

Notícias

PREVENÇÃO

09/08/2005 - Folha de São Paulo

Método reduz janela imunológica de HIV


O Ministério da Saúde deve lançar até 2007 um novo método que reduz de 15 dias para 11 dias a chamada "janela imunológica", que ocorre em casos de doações de sangue. A "janela imunológica" acontece no período em que os testes de HIV não detectam a presença de anticorpos do vírus no organismo humano. Hoje, esse período fica entre 15 dias e 16 dias após o contágio do doador.
Em Campinas (SP), uma mulher foi contaminada pelo vírus HIV depois de ter recebido transfusão de sangue. O caso foi confirmado em maio e anunciado na sexta-feira, mas a transfusão aconteceu em 2003. As autoridades de saúde do município concluíram que a mulher deve ter contraído o vírus porque o doador do sangue usado por ela estava no período de "janela imunológica" -isto é, pode ter tido um comportamento de risco até três semanas antes de doar o sangue.
Um outro caso de contaminação de uma mulher de Campinas -possivelmente também por transfusão de sangue- é apurado. Não há prazo para a conclusão das investigações.

O novo método
Segundo o coordenador de Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, o novo método está sendo desenvolvido em parceria com instituições e universidades do país e detectará o vírus do HIV por meio de tecnologias de biologia molecular. "O objetivo é implantar o novo método em toda a rede pública a partir de 2007. O teste será gratuito."
Baccara alertou ainda sobre a importância dos órgãos de saúde ampliarem as discussões sobre a conscientização do doador. "O doador deve ter consciência de que não pode mentir se teve algum comportamento de risco dias antes de doar sangue."
O Programa DST/Aids de Campinas informou que não há nenhum risco de contaminação para quem faz a doação sangüínea.