Notícias

PASTA DA SAÃDE TERÃ NOVO TITULAR

05/07/2005 - Jornal do Brasil

Deputado Saraiva Felipe substitui Humberto Costa

O ministro da Saúde, Humberto Costa, confirmou que já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua substituição.

- Já tive uma conversa inicial com o presidente, mas obviamente que uma conversa que se tem com o presidente só ele tem o direito de tornar pública - afirmou após participar de uma audiência pública sobre o anteprojeto da Lei de Responsabilidade Sanitária na Assembléia de São Paulo.

O ministro acrescentou que teve oportunidade de conversar com o presidente e afirmou ter "consciência de que o cargo a ele pertence e a ele cabe definir quem deverá conduzir a pasta".

Ontem, assessores de Humberto Costa já se despediam e anunciavam que assumirão outros cargos no governo. Previam que a saída do titular da Saúde deva ocorrer até a próxima sexta-feira. O ministro não comentou o nome.

Diversas entidades de saúde, entre elas os conselhos de secretários estaduais e municipais, já manifestaram preocupação com a mudança na pasta, dona do maior Orçamento da União, mais de R$ 40 bilhões neste ano.

- O presidente Lula é uma pessoa que conhece a saúde do nosso país, conhece o trabalho feito por nós, e não tenho dúvida de que, se houver qualquer tipo de substituição, a principal preocupação é de que não ocorra nenhum tipo de dissolução de continuidade.

Costa poderá deixar a pasta sem concluir dois de seus projetos mais elogiados: o anteprojeto da Lei de Responsabilidade Sanitária, que prevê punições para gestores que deixarem de aplicar em saúde o mínimo exigido pela Constituição, e a quebra de patentes de remédios contra a Aids.

Ontem, Costa também defendeu "explicações convincentes" de seus colegas de partido suspeitos de participar do suposto mensalão. Porém saiu na defesa do presidente do PT, José Genoino. Disse que aguarda a reunião do partido, no sábado, para ouvir explicações.

- Prefiro não fazer um julgamento sobre essa questão sem ouvir de forma aprofundada o posicionamento do presidente.