Notícias

FILA DE ESPERA PARA INICIAR TRATAMENTO

15/06/2005 - Agência Aids

A disponibilização imediata de medicamentos

Em carta enviada por Jorge Beloqui e Cláudio Pereira, ambos do Grupo de Incentivo à Vida, para o diretor do Programa Nacional de DST/Aids, Pedro Chequer, os ativistas informaram que há uma fila de espera para o início de tratamento anti-retroviral com Atazanavir e Tenofovir em São Paulo. Segundo eles, essas informações foram passadas pela coordenadora adjunta do Programa Estadual de DST/Aids, Dra. Maria Clara Gianna.
A diretora de distribuição de medicamentos do PE – DST/Aids, Edjane Falcão, comentou que a lista de espera para os pacientes que precisam iniciar a terapia anti-retroviral com os medicamentos ( Atazanavir e/ou Tenofovir) existe desde o final do ano passado. “Comunicamos ao Ministério da Saúde que mandou uma remessa que atendeu alguns pacientes, mas ainda não temos uma posição de quando vão enviar o restante dos medicamentos”, afirmou.
Segundo informações do Programa Estadual de DST/Aids, a lista de espera para o medicamento Atazanavir (150 mg) foi totalmente atendida na grade de distribuição do dia 1º de junho de 2005. Já em relação ao Atazanavir (250 mg), da fila de 653 pacientes, foram atendidos apenas 293, restando ainda 360 tratamentos pendentes. No que se refere ao Tenofovir há lista de espera de 495 tratamentos.
De acordo com documentos de Falcão, foi enviado ao Programa Nacional de DST/Aids, em 19 de maio, um ofício que alertava sobre o número de pacientes na lista de espera para os medicamentos.

Pedro Chequer esclareceu em uma nota divulgada pelo Programa Nacional de DST/Aids nesta tarde, 14. Leia na íntegra.

Sobre a comunicação feita pelo Grupo de Incentivo a Vida (GIV), organização não-governamental de luta contra a aids, de que haveria uma fila de pacientes aguardando a oportunidade para tratamento com os anti-retrovirais Tenofovir e Atazanavir no Estado de São Paulo, o Programa Nacional de DST/Aids esclarece que o envio desses medicamentos está regular, não havendo registro de falta ou fila de espera de pacientes. No dia 18 maio, recebemos o pedido do Estado para a adesão de novos tratamentos. No mesmo dia foram tomadas as devidas providências para o envio, que ocorreu no dia 20.
Em relação ao Tenofovir, informamos que foi enviada quantidade suficiente do medicamento para atender 3.200 pacientes. Esse número somado ao estoque do estado atende a demanda mensal de 3.843 pacientes. Está programada uma nova entrega para este mês. Os quantitativos enviados vêm sendo definidos de acordo com a demanda do estado.
Para atender aos pedidos relativos ao Atazanavir 200 mg, foram enviados 3.500 tratamentos no mês passado que, somados ao estoque do estado, são suficientes para atender a toda demanda mensal de 3.727 tratamentos. Nova remessa de 9.210 tratamentos foi encaminhada pelo Programa no dia 07 deste mês, reforçando os estoques da medicação.
Quanto ao Atazanavir 150 mg, o estado dispõe de quantitativo suficiente para atender a 3.500 pacientes, além dos 4 mil tratamentos enviados em maio pelo Programa Nacional. Esses quantitativos cobrem a demanda mensal de 2.271 pacientes até início de setembro deste ano.
Portanto, não procede a informação de que haja fila de espera de pacientes para receber o tratamento com esses anti-retrovirais, com base nas informações oficiais providas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
O Programa Nacional de DST/Aids reafirma mais uma vez o compromisso deste governo de garantir o acesso universal ao tratamento da aids, ao tempo que vem publicamente agradecer ao GIV por exercer o seu ativismo e nos comunicar o fato, dando-nos oportunidade para os esclarecimentos necessários e o equacionamento de possíveis problemas, quando ocorrerem.

Pedro Chequer
Diretor do Programa Nacional de DST/Aids