Notícias

NOVO MEDICAMENTO

21/05/2005 - Revista Isto É

Droga impede invasão da célula pelo HIV


Um dos avanços contra a Aids foi a descoberta de medicamentos chamados inibidores de fusão, que atacam o HIV, o vírus causador da Aids, antes que ele penetre na célula. Os outros remédios atuam depois dessa etapa. Na semana passada, chegou ao Brasil o Fuzeon (enfuvirtide), a primeira droga integrante desse grupo.
O HIV invade as células combinando algumas de suas proteínas a outras, expressas na membrana da célula. O enfuvirtide muda o desenho de uma proteína do vírus, tornando-a uma chave inadequada. O remédio é injetável. A aplicação é feita pelo paciente com seringas não reutilizáveis. Segundo os médicos, como a droga é injetável, cara (R$ 23,70 a dose) e a única que age sobre os oito subtipos de HIV conhecidos, é um recurso para ser usado quando outros remédios já não funcionam.
Desde sua aprovação pelo governo americano, em 2003, o Fuzeon já vinha sendo ministrado a brasileiros que impetraram ações judiciais. “A chegada ao Brasil reduz o preço e facilita o acesso à última alternativa terapêutica para casos resistentes”, diz Mário Scheffer, da ONG Grupo Pela Vidda. O infectologista Artur Timerman, que participou dos estudos com o produto, acredita que, das 160 mil pessoas em tratamento no País, dez mil precisam da droga. Mas o Fuzeon não deve ser usado sozinho. “Ele perde o efeito em pouco tempo. Deve ser combinado com pelo menos outros dois remédios”, alerta o infectologista Jamal Suleiman (SP).