Notícias

ALCKMIN DEFENDE QUEBRA DE PATENTES

20/05/2005 - Agência Aids

"Todos têm que ter acesso aos medicamentos contra aids"

QUEBRA DE PATENTES: “TODOS TÊM QUE TER ACESSO AOS MEDICAMENTOS CONTRA AIDS”, DEFENDE GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nessa terça-feira, 17, durante o 2º Seminário de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo, que todas as pessoas precisam ter acesso gratuito aos medicamentos anti-retrovirais. Formado em medicina com pós-graduação em anestesiologia, Alckmin disse que a licença compulsória é uma questão que envolve o governo federal, mas ressaltou: “defendo a universalização do tratamento da Aids.”
Alckmin disse que a Aids é uma doença que atingiu índices altíssimos em todo o mundo e são poucos os remédios que conseguem tratar estes doentes. “Demorou muito para se desenvolver avanços tecnológicos nesta área e agora (que há tratamento) é preciso que estas tecnologias cheguem a todos”, disse.
Segundo o governador, o país adotou a política do SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, “é um direito de todos os brasileiros receberem os medicamentos.”
Nessa terça-feira, 17, o ministro da Saúde, Humberto Costa, alertou à comunidade internacional a respeito da intenção do governo brasileiro em estabelecer licenças compulsórias para a produção de medicamentos do coquetel contra a Aids.
Em discurso na Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra (Suíça), Costa explicou que tal medida será tomada caso não haja acordo nos próximos dias junto aos laboratórios farmacêuticos.

Gabinete do Governador
Telefone: (0xx11) 2193-8000
Ministério da Saúde
Telefone: (0XX61) 315-2509