Notícias
VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
29/04/2005 - Agência Aids
É gratuita para soropositivos
Começou segunda feira, a 6º edição da Campanha de Vacinação Antigripe do Ministério da Saúde que espera atender gratuitamente 10,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos.
A vacinação também é gratuita para portadores do vírus HIV que podem procurar pelo serviço nos postos de saúde dos Estados brasileiros e nos Centros de Referência para Imuno-Biológicos Especiais, independente da idade do portador.
A única exigência para a vacinação é que o paciente possua uma solicitação do médico para a aplicação da vacina e um documento que comprove o diagnóstico da doença, que pode ser um resultado de exame de saúde.
A infectologista do Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas FMUSP, Dra. Ana Marli Sartori, garante que o serviço é sigiloso e apenas um profissional de saúde fica ciente do diagnóstico do soropositivo porque é necessário fazer um registro da dose da vacina para notificação no Ministério da Saúde.
Muitas vezes o fato de ter que apresentar esse documento gera um certo desconforto para o indivíduo soropositivo que precisa provar seu diagnóstico para receber a vacinação gratuitamente. Algumas pessoas se sentem constrangidas em apresentar o diagnóstico mas a maioria não vê problemas, comentou a médica.
Também serão atendidas gratuitamente pessoas com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas (diabete), hepáticas e transplantados. Dra. Ana destaca a importância dos pacientes portadores de doenças crônicas vacinarem-se contra a gripe. Nesses pacientes uma gripe pode virar uma coisa séria, afirmou.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, mesmo quem já tomou a dose contra a gripe anteriormente deve vacinar-se novamente. Isso porque a cada ano é preparada uma nova vacina a partir das cepas (subtipos) do vírus que circularam no País no ano anterior.
Serviço:
Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas FMUSP
Avenida . Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, n. 355
Prédio dos Ambulatórios Piso Térreo Sala 8 São Paulo
Horário de atendimento: De seg. à sexta, das 8 às 16h.
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais UNIFESP
RUA Loefgreen, n. 1998 Vila Clementino - São Paulo
Telefone: (0XX11) 5084-5005
Horário de atendimento: De seg. à sexta, das 8 às 16h.
Para saber qual é o Centro de Referência para Imuno-Biológicos Especiais mais perto de você, acesse o site: http://dtr2001.saude.gov.br/svs/imu/cries.htm