Notícias

Vacina experim. será testada na África

19/06/2003 - CRUZEIRO DO SUL (SOROCABA

O teste, se centrará no vírus da Aids do subtipo C

As autoridades sanitárias autorizaram nesta semana na África do Sul o lançamento em breve de um teste experimental de vacina contra a Aids, segundo fontes médicas nesta quinta-feira (19/6).

O teste, que se centrará no vírus da Aids do subtipo C, predominante na região sul da África, será feito simultaneamente com outro teste, agora nos Estados Unidos, segundo um comunicado conjunto da Iniciativa da Vacina contra a AIDS (IAVI) e a Rede de Experiência da Vacina contra o HIV.

"O vírus de classe C é vigoroso na África Austral e será a primeira vez que será testada uma vacina especifica contra esta cepa de HIV", explicou à AFP Glenda Gray, diretora do projeto.

O conselho de Controle de Medicamentos (MCC) sul-africanos deu autorização para um teste em 96 voluntários soronegativos, informou.

Nesta fase preliminar, o teste pretende garantir a segurança da vacina e examinar seus efeitos secundários.

O teste está previsto para começar em julho nos Estados Unidos, acrescentou Glenda Gray. Se os dados iniciais forem satisfatórios, a experiência sul-africana começará em agosto e durará aproximadamente dois anos.

"Os Estados Unidos é o primeiro a começar por várias razões (...) em particular para ter em conta a (possível) interpretação de que se recorre a pessoas como cobaias em países em vias de desenvolvimento", comentou Glenda Gray.

A vacina é baseada em uma tecnologia chamada do "vetor alfa-vírus de replicação" iniciada nos Estados Unidos.

A tecnologia implica no uso como vetor de outro vírus, um vírus de cavalo, o VEE, modificado para que seja inofensivo ao ser humano.

A vacina incluirá o VEE, ao qual será juntado uma cópia de alguns materiais genéticos do HIV, mas não os que podem provocar uma infecção.

"Não há qualquer possibilidade de que a vacina provoque infecção pelo HIV", segundo Glenda Gray.

"Se a vacina for eficiente poderia ser comercializada nos próximos dez anos", acrescentou.

Segundo estatísticas da Agência das Nações Unidas para a AIDS (UNAIDS), cerca de 15 milhões de pessoas estavam infectadas pelo HIV no sul da África em 2001.

[ Ag. France Press ]