Notícias

Portadores de HIV fazem manifestação

18/06/2003 - O POVO (CE)

Entre os desafios a serem enfrentados está a falta de leitos.

Carregando faixas e cartazes, os manifestantes saíram do Hotel Hilton - onde está sendo realizado o 12º Encontro de Nacional de ONGs/Aids (Enong)

Cerca de 500 pessoas, entre portadores de HIV e pessoas ligadas a organizações não-governamentais (ONGs) que lutam contra a Aids, fizeram um protesto ontem ao meio-dia, em São Paulo. Carregando faixas e cartazes, os manifestantes saíram do Hotel Hilton - onde está sendo realizado o 12º Encontro de Nacional de ONGs/Aids (Enong) - e caminharam até a Praça da República para chamar a atenção para os problemas que ainda existem no controle da doença no Brasil.

Entre os desafios a serem enfrentados está a falta de leitos de internação. Apenas em São Paulo, são necessárias mais de 100 vagas na rede de saúde. "As internações diminuíram muito com o coquetel, mas a quantidade de leitos diminuiu em uma proporção muito maior", disse o diretor do Fórum de ONGs/Aids, Mário César Scheffer, um dos organizadores do 12º Enong.

O grupo leu um manifesto no qual explica que, apesar das conquistas obtidas nos últimos anos, ainda existem problemas graves, como falta de medicamentos contra doenças oportunistas e do coquetel. (Agência Estado)