Notícias
TESTE DE VACINA CONTRA AIDS
04/02/2005 - EFE
É suspenso por alteração neurológica
A Agência Francesa de Segurança Sanitária de Produtos da Saúde pediu em dezembro a suspensão dos testes de uma vacina contra a Aids devido a um caso de complicação neurológica registrado nos Estados Unidos, informou o jornal Le Figaro nesta quinta-feira (03/02).
A agência, "muito discretamente, suspendeu em 24 de dezembro" esse projeto, após a confirmação de que alguns dias antes tinha sido registrado um caso de complicação neurológica séria nos Estados Unidos durante testes semelhantes, afirma o jornal.
Em 21 de dezembro, a Food and Drug Administration (FDA), o equivalente americano da Afssaps, ordenou a suspensão desses testes, depois que um paciente foi hospitalizado por causa de uma inflamação não-explicada da medula espinhal, um problema que causa dificuldades para andar e até paralisias.
A Agência Nacional Francesa de Pesquisas sobre a Aids fez em novembro um chamado para conseguir voluntários para testes na França do mesmo protótipo de vacina preventiva contra a doença.
Para iniciar esses testes, batizados com o código VAC18, era preciso dispor de 132 voluntários.
A possibilidade de continuar ou não com o projeto será analisada em reunião de especialistas do Afssaps, prevista para o próximo dia 7.