Notícias

A IMPORTÂNCIA DA ADESÃO

17/01/2005 - Reuters

Tomar remédios corretamente evita mutações da Aids, dizem estudos

Tomar remédios contra a Aids exatamente como foram receitados é a melhor maneira de evitar o vírus sofra mutações tonando-se mais resistente, disseram pesquisadores na quinta-feira (13/01). Mesmo pular ocasionalmente uma dose é o suficiente para deixar que o vírus escape dos efeitos supressivos dos remédios e comecem a se transformar, disseram os pesquisadores em uma reunião da Associação Médica Americana.
Ajudar os pacientes a tomar seus coquetéis de drogas vai salvar vidas e economizar dinheiro, disseram eles. Não há cura para a Aids, mas um coquetel de drogas pode manter os pacientes saudáveis. O problema é que as drogas são caras e devem ser tomadas de acordo com um cronograma diário complicado, além de poderem causar sérios efeitos colaterais.
Os pacientes que conseguem as drogas nem sempre as tomam corretamente. O resultado é um vírus com mutações que resiste a drogas. E estudos mostram que pacientes com HIV estão transmitindo esses vírus resistentes a novos pacientes.
A Aids já matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo desde que surgiu na década de 1980, e cerca de 39 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus.