BOLETIM
VACINAS
ANTI HIV/AIDS - NÚMERO 34
PUBLICAÇÃO DO GIV - GRUPO DE INCENTIVO À VIDA - Junho - 2021

PDF desta edição
Boletim Vacinas Anti-HIV/AIDS - GIV

Versão Completa

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir PDF

Vacinas
Vacina para TB completa Fase II
Vacina para tuberculose completa ensaio de fase II com sucesso
DAR-901 VISA PREVENIR A DOENÇA, MAS NÃO PARA PREVENIR A INFECÇÃO
Escola de Medicina Geisel, em Dartmouth, 29 de setembro de 2020. Traduzido por J. Beloqui (GIV, ABIA, RNP+)

RESUMO:

Os resultados do ensaio de Fase II da vacina DAR-901 contra tuberculose (TB) foram anunciados em setembro de 2020 por investigadores da Escola de Medicina Geisel, de Dartmouth e publicados na revista Vaccine. O ensaio de três anos foi conduzido entre 650 adolescentes na Tanzânia, um país com altas taxas de infecção por TB, e mostrou que a vacina era segura e induziu respostas imunológicas contra a doença.

HISTÓRICO

A tuberculose é a causa de morte por doença infecciosa mais comum no mundo (1,5 milhão de mortes por ano em comparação com 1 milhão de mortes por COVID-19 até agora) e uma nova vacina preventiva é uma grande prioridade de saúde global. Ford von Reyn, MD, professor de medicina da Escola de Medicina Geisel e líder do programa de desenvolvimento de vacinas, explicou que o ensaio leva à vacina de Dartmouth contra tuberculose um passo mais perto de um ensaio de eficácia de Fase III completo contra a tuberculose. “Nossos colaboradores na Tanzânia merecem crédito por seu excelente trabalho na condução de um ensaio clínico com padrões internacionais rigorosos e movendo o DAR-901 para a Fase III”, disse Von Reyn.

O teste da vacina foi uma colaboração entre Geisel, a Universidade Muhimibili de Saúde e Ciências Aliadas (MUHAS) na Tanzânia, a Universidade Médica e Dentária de Tokyo no Japão, a Escola de Medicina da Universidade Tuftse a Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston.

Estudantes tanzanianos com idades entre 13 e 15 anos, sem evidência de infecção prévia por TB, foram recrutados em escolas de Dar-es-Salaam para receber três injeções da vacina DAR-901 ou placebo no estudo duplo-cego. Todos os participantes já haviam recebido a vacina contra tuberculose (BCG), atualmente aplicada ao nascer, e o DAR-901 foi administrado como reforço. Após a imunização, todos os participantes foram acompanhados para segurança e testados novamente para infecção por TB anualmente durante três anos.

O colaborador sênior da Tanzânia Kisali Pallangyo, professor de medicina interna na MUHAS disse que “o esquema de três doses de DAR-901 foi muito bem tolerado pelos alunos com reações locais mínimas e sem efeitos colaterais graves, um resultado muito positivo”.

Entre 100 pessoas que adquirem a infecção por TB, 90-95% nunca desenvolvem a doença; apenas 5-10% irão progredir para a tuberculose real ao longo da vida.

O estudo foi conduzido como um ensaio de Prevenção de Infecção (PDI), um novo desenho para ensaios de vacinas contra a TB. A infecção por TB é a primeira fase da resposta humana à exposição à TB. Como a infecção por TB não está associada a sintomas, ela só pode ser detectada por um teste de pele ou um teste de sangue. O desenvolvimento da infecção por TB é favorável na maioria das pessoas porque fornece imunidade contra a progressão para a doença. Entre 100 pessoas que adquirem a infecção por TB, 90-95% nunca desenvolvem a doença; apenas 5-10% irão progredir para a tuberculose real ao longo da vida. Embora tenha sido argumentado que se uma vacina pode prevenir a infecção por TB, ela também previne a doença, o ensaio de Dartmouth levanta questões sobre essa suposição.

VACINA NÃO REDUZ O RISCO DE INFECÇÃO

A DAR-901 foi fabricada a partir de SRL172, uma vacina de célula inteira inativada que já havia demonstrado reduzir o risco de tuberculose em um estudo de Fase III com 2.000 indivíduos HIV positivos. No novo ensaio de Fase II, o DAR-901 não reduziu o risco de nova infecção por TB, uma descoberta que não foi antecipada. Os participantes que receberam DAR-901 e desenvolveram uma nova infecção por TB tiveram maiores respostas imunológicas à TB do que os participantes que receberam placebo. Os investigadores acreditam que esta descoberta sugere que o DAR-901 pode prevenir a doença tuberculosa induzindo a resposta imunitária favorável que protege 90-95% das pessoas com infecção tuberculosa de desenvolverem a doença alguma vez na vida. Esta hipótese será testada em um grande estudo de Fase III de Prevenção de Doenças (PDD) que seria necessário para o licenciamento.

REFERÊNCIAS:
• DAR-901 vaccine for the prevention of infection with Mycobacterium tuberculosis among BCG-immunized adolescents in Tanzania: A randomized controlled, double-blind phase 2b trial. Vaccine, 2020; DOI: 10.1016/j. vaccine.2020.09.055

Leia também
Edições anteriores
Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 33
Novembro de 2019

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 32
Fevereiro de 2019

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 31
AGOSTO DE 2017

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 30
DEZEMBRO DE 2016

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 29
NOVEMBRO DE 2014

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir