BOLETIM
VACINAS
E NOVAS TECNOLOGIAS DE PREVENÇÃO - Nº 33
PUBLICAÇÃO DO GIV - GRUPO DE INCENTIVO À VIDA - Novembro - 2019

PDF desta edição
Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Versão Completa

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

VACINAS
ensaio de eficácia para vacina preventiva
Anunciado novo ensaio de eficácia para vacina preventiva. A vacina pretende proteger contra todas as variedades de HIV-1 do mundo
BRASIL PARTICIPARÁ DO ENSAIO
Liz Highleyman, 22 de julho de 2019
Susan Buchbinder apresentando o ensaio MOSAICO de eficácia para vacina preventiva ao HIV, na IAS 2019
Susan Buchbinder apresentando na IAS 2019 | Foto: Liz Highleyman

Um novo ensaio de vacinas contra o HIV de Fase III, estará em breve em andamento para homens que fazem sexo com homens (HSH) e pessoas transexuais. O estudo, chamado MOSAICO, avaliará um esquema de quatro doses de uma vacina projetada para fornecer proteção contra as diferentes variedades de HIV de todo o mundo.

“Estamos comprometidos em garantir que os resultados dos testes de vacina contra o HIV sejam generalizáveis para as populações que carregam o maior fardo da infecção pelo HIV”, disse a Dra. Susan Buchbinder, presidente do protocolo MOSAICO e diretora do Bridge HIV no Departamento de Saúde Pública de San Francisco (EUA).

Buchbinder e outros envolvidos no desenvolvimento da vacina e na administração do ensaio discutiram o estudo Mosaico em uma sessão que antecedeu a abertura da 10ª Conferência da Sociedade Internacional de AIDS sobre Ciência do HIV (IAS 2019), em julho, na Cidade do México.

O ESTUDO

O MOSAICO, também conhecido como HVTN 706, é um esforço conjunto público-privado envolvendo os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA, a Rede de Ensaios de Vacinas contra o HIV com sede no Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, Comando de Desenvolvimento e Pesquisa Médica do Exército dos EUA e Janssen (parte da Johnson & Johnson).

O estudo foi precedido por uma série de estudos anteriores com macacos e humanos, o primeiro dos quais começou há 15 anos, de acordo com o Dr. Dan Barouch, diretor do Centro de Pesquisa em Virologia e Vacinas do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. Estes estudos refinaram a composição da vacina e determinaram o regime de dosagem mais adequado.

A VACINA

A vacina a ser testada, apelidada de Ad26.Mos4.HIV, usa um vetor de adenovírus – um parente inofensivo do vírus do resfriado comum – para fornecer o chamado mosaico de imunógenos otimizados do HIV, ou antígenos que estimulam as respostas imunitárias.

A vacina a ser testada, apelidada de Ad26.Mos4.HIV, usa um vetor de adenovírus – um parente inofensivo do vírus do resfriado comum – para fornecer o chamado mosaico de imunógenos otimizados do HIV, ou antígenos que estimulam as respostas imunitárias. Essa combinação de antígenos “não é encontrada em nenhum vírus individual, mas em fragmentos de diferentes vírus”, otimizada para abranger várias cepas globais do HIV, disse Barouch.

Antígeno: micro-organismo ou substância que o sistema imunitário pode reconhecer c

A terceira e quarta injeções serão acompanhadas por uma combinação de proteínas gp140, que compõem o envelope do HIV, do subtipo C (o subtipo de HIV predominante em grande parte da África e Ásia) e um mosaico de gp140 de outras cepas.

ENSAIOS RELACIONADOS

Anteriormente, o estudo APPROACH comparou diferentes reforços para a terceira e quarta doses de vacina, o estudo TRAVERSE levou à selecção de um mosaico tetravalente com quatro antigénos alvo do HIV e o ensaio ASCENT comparou diferentes versões da gp140 para o reforço. Os dados mais recentes do APPROACH e do ASCENT foram apresentados posteriormente na conferência.

Um esquema vacinal semelhante – mas apenas com o subtipo C e sem o mosaico de gp140 no reforço – está agora em teste no ensaio em curso de Fase IIb IMBOKODO (HVTN 705). Iniciado em 2017, este estudo completou recentemente o recrutamento de 2.600 mulheres que vivem na África Austral. As participantes foram aleatoriamente designadas para receber as injeções de vacina ou de placebo.

POPULAÇÃO QUE PARTICIPARÁ DO ENSAIO

O MOSAICO avaliará a vacina selecionada em 3.800 homens cisgênero que fazem sexo com homens e transexuais, com idades entre 18 e 60 anos.

O MOSAICO avaliará a vacina selecionada em 3.800 homens cisgênero que fazem sexo com homens e transexuais, com idades entre 18 e 60 anos. Será desenvolvido na América do Norte, América do Sul e Europa, onde o subtipo B do HIV é predominante. Serão 24 centros de estudo nos EUA, nove no Brasil, cinco no Peru, quatro na Argentina e três no México. Os centros europeus estarão na Espanha (seis), Itália e Polônia (três em cada país). Buchbinder disse que o recrutamento deveria começar em setembro.

Os indivíduos elegíveis devem estar em risco aumentado para o HIV, atendendo a um dos seguintes critérios nos últimos 6 meses:

  1. Tiveram sexo anal ou vaginal receptivo sem preservativo fora de uma relação monogâmica estável (12 meses) com um parceiro conhecido como HIV-negativo, ou HIV-positivo com carga viral indetectável e em terapia antirretroviral, ou
  2. Eles foram diagnosticados com gonorréia ou clamídia retal ou uretral ou um novo caso de sífilis;
  3. Eles usaram quaisquer estimulantes, incluindo cocaína ou anfetamina;
  4. Eles tiveram cinco ou mais parceiros sexuais.

Aqui também, os participantes serão randomizados para receber a vacina – quatro doses de AD26.Mos4.HIV na entrada do estudo, e nos meses 3, 6 e 12. As duas últimas doses incluirão subtipo C + mosaico gp140 – ou um placebo.

QUAIS RECURSOS DE PREVENÇÃO SERÃO OFERECIDOS AOS VOLUNTÁRIOS?

Todos os participantes receberão um pacote abrangente de prevenção. O estudo irá comparar a taxa de novas infecções por HIV no grupo que recebe a vacina, mais o pacote de prevenção, em comparação com aqueles que recebem o pacote de prevenção com o placebo.

O estudo irá comparar a taxa de novas infecções por HIV no grupo que recebe a vacina, mais o pacote de prevenção, em comparação com aqueles que recebem o pacote de prevenção com o placebo.

É importante ressaltar que o pacote padrão de prevenção evoluiu desde os primeiros testes de vacinas e agora inclui o tenofovir disoproxil fumarato + entricitabina para a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. A vacina visa atender a necessidade de pessoas que ainda não estejam usando um método eficaz de prevenção, explicou Buchbinder. Por essa razão, os participantes em potencial serão informados e auxiliados a acessar a PrEP durante o processo de triagem, e aqueles que optarem por usá-la não serão inscritos no ensaio. Ou seja, os candidatos elegíveis serão vinculados a serviços de PrEP ou inscritos no estudo. No entanto, uma vez inscritos, os participantes podem decidir iniciar a PrEP a qualquer momento e permanecer no estudo.

Após consultas com pesquisadores clínicos, estatísticos, representantes da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e do NIH, especialistas em ética, ativistas e membros da comunidade, os pesquisadores decidiram que seria ético inscrever pessoas que deixam de usar a PrEP. “Eles devem ter uma opção real para usar a PrEP e nós reconhecemos que as opiniões dos participantes sobre a PrEP podem mudar durante o estudo”, disse Buchbinder.

“Eles devem ter uma opção real para usar a PrEP e nós reconhecemos que as opiniões dos participantes sobre a PrEP podem mudar durante o estudo.”

Os resultados iniciais do IMBOKODO são esperados para 2021. Os resultados do MOSAICO são esperados para 2023.

REFERÊNCIAS:
• Buchbinder S PrEP considerations in Mosaico. 10th International AIDS Society Conference on HIV Science (IAS 2019), Mexico City, session SUSA20, 2019.
• Guzman S Vaccine efficacy studies and the Mosaico Clinical Trial. 10th International AIDS Society Conference on HIV Science (IAS 2019), Mexico City, session SUSA20, 2019.

Leia também
Edições anteriores
Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 32
Fevereiro de 2019

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 31
AGOSTO DE 2017

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 30
DEZEMBRO DE 2016

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 29
NOVEMBRO DE 2014

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir

Boletim Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção Anti-HIV/AIDS - GIV

Edição 28
SETEMBRO DE 2013

Clique para abrir o
Boletim Vacinas em PDF.

Abrir