Publicações do GIV

Lançamentos & Novidades

Prevenção tá Combinado?

Essa cartilha, destinada a jovens e adultos, foi dividida em duas partes. De um lado discorremos sobre as diversas formas de prevenção disponíveis e como e onde acessá-las e usá-las de forma segura e eficaz. Do outro lado, convidamos você a conhecer mais sobre I = I e sobre adesão, através de relatos de pessoas que vivem com HIV.

 

Cidadania e Advocacy

Projeto que atual na defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, possibilitando orientação, assessoria e o aconselhamento jurídico para o pleno exercício da cidadania.

Reavaliação de aposentadorias por invalidez pelo INSS

 

Alguns dados sobre a situação da Hepatite C no Brasil para ativistas de HIV/AIDS (2018)

Este texto nasceu da necessidade observada no GIV e em outras ONG/AIDS de nos familiarizarmos com o campo da Hepatite C no Brasil, apresentando dados para ativistas e membros do movimento de HIV-AIDS.

Versão 2018

 

Cardápio da Prevenção

Muito além da camisinha, o Cardápio da Prevenção apresenta esta e outras formas de prevenção ao HIV que, individualmente ou combinadas, estão prontas para serem descobertas, apreciadas e escolhidas, de forma que se adapte ao seu momento de vida. As escolhas podem mudar, mas o importante é conhecê-las e conseguir acessá-las. Esperamos que esta publicação te possibilite a fazer suas escolhas de forma segura e consciente.

 

Cartilhas de Direitos Humanos

Jovens Gays e Prevenção

Esta publicação está dividida em duas partes. A primeira trata sobre estratégias de prevenção à infecção pelo HIV. A segunda trata sobre opiniões de jovens com e sem HIV a respeito dos temas relacionados.

    Versão em português [BRA] 

    Versión en español 

    Version française 

    English version 

 

Criminalização e Exclusão Social

Nesta cartilha, relatamos alguns casos de ações judiciais nas quais pessoas vivendo com HIV/Aids foram condenadas em processo criminal relacionado à transmissão do HIV. Todavia, em nenhum dos casos, ficou documentado (no processo) que aquele que acusava tinha exame de HIV comprovando ser “soronegativa/o” antes de se relacionar com seu parceiro.

 

Previdência e Exclusão Social

A seguridade social é o principal escopo da assessoria jurídica do GIV e que busca garantir direitos preconizados pela Constituição Federal: saúde, previdência e assistência social. Esta cartilha trata, especificamente, dos temas ligados à previdência e assistência social.

 

Cartilha de Direitos Humanos - Cuidador Solidário

Projeto Cuidador Solidário é um serviço de atendimento pessoal oferecido nos Centros de Referência, realizado por Cuidadores treinados e supervisionados e tem como objetivo oferecer suporte psicossocial às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

 

Cartilha de Direitos Humanos - Os Jovens e o HIV

Este material tem como objetivo abordar uma série de questões relacionadas com o público jovem como: o vírus HIV, a Aids, Direitos, Sexulidade, Preconceito, Prevenção.

 

Cartilha de Direitos Humanos - Prevenção: Barreiras ao HIV

Este material tem como objetivo abordar a prevenção ao HIV como uma série de métodos de barreira que podem ser utilizados em conjunto ou individualmente para que as pessoas tenham menos risco possível de contrair o vírus da AIDS em suas práticas sexuais.

 

Vacinas Anti-HIV/Aids

Boletim Vacinas Anti-HIV/Aids

Boletim que registra os avanços nas pesquisas de desenvolvimento e de testes de vacinas anti HIV que estão em andamento no Brasil e no Mundo

Clique e confira as edições online.

 

Cartilha de Vacinas e Novas Tecnologias de Prevenção do HIV/Aids

Este material tem como objetivo abordar a prevenção ao vírus HIV como uma série de métodos de barreira que podem ser utilizados em conjunto ou individualmente para que as pessoas tenham menos risco de contrair o HIV em suas práticas sexuais.

 

Hepatites

Alguns dados sobre a situação da Hepatite C no Brasil para ativistas de HIV/AIDS (2017)

Este texto nasceu da necessidade observada no GIV e em outras ONG/AIDS de nos familiarizarmos com o campo da Hepatite C no Brasil, apresentando dados para ativistas e membros do movimento de HIV-AIDS.

Versão 2017

 

Jovens

Prevenção nas Ondas do Rádio e Outras Mídias

Confira a publicação do projeto "Prevenção nas Ondas do Rádio e Outras Mídias" e saiba mais sobre HIV/Aids, infecções sexualmente transmissíveis (IST), coinfecções, prevenção, direitos e serviços da rede municipal especializada em IST/Aids.

 

Jovens e Vulnerabilidade

A Cartilha Jovens e Vulnerabilidade é uma publicação do GIV destinada ao público jovem e que trata sobre gerenciamento de risco, métodos de prevenção combinada, PEP, PREP, sexualidade e respeito. A publicação também conta com uma lista de endereços de serviços municipais especializados em DST/AIDS na cidade de São Paulo.

 

Encontro de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids na região sudeste

Este boletim é o resultado de uma longa trajetória de fortalecimento de adolescentes e jovens afetados pela epidemia e que realizaram o I Encontro da Região Sudeste de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids em outubro de 2010.

 

Mulheres

Álbum de Clara

O Álbum de Clara é um material produzido durante a pesquisa que levou à elaboração do Fios da Vida. Ele contém fotos e uma carta da “Clara” contando sua história de vida. Mostra uma mulher comemorando dez anos de vida com Aids e repassando as dificuldades e alegrias de sua trajetória, incluindo sua participação em grupos de ajuda mútua e a reestruturação de sua vida.

 

Dossiê Mulheres com HIV/Aids

Dossiê Mulheres com HIV/Aids - Elementos para a construção de direitos e qualidade de vida é uma publicação que conta com a participação conjunta do Instituto Patrícia Galvão e UNIFEM.

 

Fios da Vida - Tecendo o feminino em tempos de Aids

Registros e reflexões sobre o trabalho e a pesquisa desenvolvidas junto a mulheres soropositivas e soronegativas. Retrata oficinas de trabalho que incluem informações sobre DST, aids, negociação com o parceiro etc. que possam esclarecer e orientar a população feminina sobre suas dúvidas relativas às DST, aids e sexualidade.

 

Flores Vermelhas

Um livro sobre o cotidiano do ativismo de mulheres posithivas. Inspira força, beleza e delicadeza.
Uma publicação das Mulheres do MNCP (Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas), com o apoio do GIV.

 

Fotografia e Feminino, um olhar sobre nós

Registro da oficina: Fotografia e feminino, um olhar sobre nós. Processo de reflexão sobre o olhar que inclui noções básicas de fotografia e a abordagem de temas como sexualidade, auto-estima, relações de gênero, saúde sexual e reprodutiva.

 

Crianças e Adolescentes

A História de Beto & Juju

Produzido pela AFXB - Associação François Xavier Bagnoud do Brasil.
Criação: José Araujo Lima (AFXB) e Elizabete Franco Cruz (GIV)

 

Adolescentes, Aids e Sexualidade. Um bicho de 7 cabeças?

Este material foi elaborado para os jovens, que ouvem falar muitas coisas sobre o tema, mas querem tirar suas dúvida, especialmente sobre como viver ou conviver diretamente com o HIV e a Aids.

 

Daniel e Letícia, falando sobre Aids

Produzido pelo GIV e pela Casa Siloé, que em linguagem adequada para o público infantil, aborda as formas de transmissão e prevenção do HIV, a identidade da criança vivendo com AIDS, o preconceito e a solidariedade.

 

Fique por dentro do Medicamento

Uma Publicação do GIV com a AFXB - Associação François Xavier Bagnoud do Brasil. Daniel, Letícia, Tom e Aninha conversam com você sobre os remédios para controlar o HIV/AIDS.

 

GIV - Grupo de Incentivo à Vida

Eu sou um cartaz HIV positivo

"Se a o preconceito é uma doença, a informação é a cura"

 

    Versão em português [BRA] 

    English version 


 

GIV - Grupo de Incentivo à Vida

Neste caderno, apresentamos um síntese do trabalho desenvolvido pelo Grupo durante seus anos de existência no combate à epidemia da Aids.

 

Boletim A Ponte

Boletim A Ponte

Jornal semestral elaborado pelo GIV com os principais acontecimentos envolvendo a luta contra a aids. Traz ainda depoimentos, artigos elaborados por membros do Grupo e agenda de eventos.

Clique e confira algumas edições online.

 

Sustentabilidade

Aids e Sustentabilidade - sobre as ações das organizações da sociedade

Trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde cujo artigo "Parcerias, Desenvolvimento e Participação: a busca de respostas para a sustentabilidade de ONG/Aids" foi elaborado em parceria por membros do GIV.

 

Sustentabilidade das ONG Aids - um manual prático

Trabalho realizado em parceria com os Grupos Pela Vidda RJ e Niterói, International HIV/Aids Alliance e PMDST/AIDS Praia Grande/SP.