Notícias

CARNAVAL CARIOCA CONTRA A AIDS

28/05/2004 - Agência Aids

Em 2005 será a vez da Portela em parceira com a ONU

Mais uma vez o tema Aids vai estar presente no carnaval brasileiro. A diretoria da escola de samba Portela anunciou ontem uma parceria firmada com a Organização das Nações Unidas para o carnaval 2005.
Os entendimentos entre a ONU e a Portela foram iniciados antes do carnaval de 2004. As negociações aconteceram na sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Brasília, tendo como representante da escola o diretor de carnaval, Marcos Aurélio Fernandes, e representando a ONU, Marielza Oliveira. Ela foi a responsável pela escolha da Portela para, através do samba e do carnaval, participar da grande campanha de divulgação dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" (ODM), objeto da Declaração da Assembléia das Nações Unidas de setembro de 2000, subscrita por 189 países, inclusive o Brasil.
Os "Objetivos do Milênio" que serão apresentados pela Portela, na Marquês de Sapucaí, são:

- Erradicar a extrema pobreza e a fome;
- Atingir o ensino universal básico;
- Promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde materna;
- Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
"O que uma escola de samba faz melhor é levar a emoção e a informação à avenida. Ela conta histórias que, geralmente, engajam e emocionam as pessoas. Eu acho que a Metas do Milênio têm essas mesmas características", afirmou Marielza Oliveira, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Com a parceria ONU/Portela, a escola vislumbra que o carnaval carioca terá maior visibilidade internacional. A diretoria da Portela acredita que estará cumprindo uma profecia de seus fundadores Paulo da Portela, Antônio Caetano e Antônio Rufino que, em 1935, levaram para o primeiro desfile oficial das escolas de samba, o enredo "O Samba Dominando o Mundo", com o qual a escola conquistou seu primeiro campeonato.
Estão previstas as participações de "embaixadores" da ONU como Luciano Pavarotti, Michael Douglas, Angelina Jolie, Ronaldo (jogador) entre outros;
Um representante da Portela vai visitar a sede da ONU, em Nova Iorque, no dia 24 de junho, junto com o presidente Lula e empresários brasileiros, num encontro com Kofi Annan. Será a primeira vez que um representante de uma escola de samba participa de uma solenidade na ONU;
Além do desfile de carnaval, a ONU vai apoiar a implantação de projetos culturais, sociais e esportivos para atender moradores de bairros próximos à quadra da escola, em Madureira;
Será criada uma logomarca para a divulgação do enredo, juntando a Águia da Portela (símbolo da escola) ao símolo da ONU (globo terrestre e louros).