TRANSMISSÃO MATERNO-INFANTIL | Notícias | HIV/AIDS | GIV.org.br

Notícias

TRANSMISSÃO MATERNO-INFANTIL

16/05/2004 - O POPULAR (GO)

1º Congresso Bras. de Prevenção à Transmissão Vertical do HIV

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST/Aids, realiza entre os dias 16 e 19 de maio, em João Pessoa (PB), o 1º Congresso Brasileiro de Prevenção à Transmissão Vertical do HIV. O evento, que vai discutir a transmissão materno-infantil do vírus da aids, pretende obter soluções e novas perspectivas para o tratamento da doença em gestantes. Uma das propostas a ser analisada é a necessidade de ampliação dos serviços de saúde em todo o país, com maior oferta do teste HIV para as gestantes, nos exames do pré-natal.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, a transmissão vertical é responsável por 85% das notificações de aids em menores de 13 anos de idade no Brasil. Já são 9.775 casos notificados no país desde 1983. As estimativas apontam que, por ano, no Brasil, 17.200 gestantes são infectadas pelo HIV. Dessas, apenas 38,5% são identificadas e recebem tratamento com AZT injetável durante o parto, principal método de prevenção da transmissão da aids para o recém-nascido.
Para este ano, o Ministério da Saúde vai distribuir 300 mil testes rápidos a todas as maternidades do país, com forma de cobrir as falhas existentes no pré-natal quando não se pede o exame do HIV à grávida. Outras políticas específicas para o controle desta via de transmissão estão sendo executadas pelo governo federal desde o ano passado, com a suspensão da amamentação e o fornecimento de leite em pó fórmula infantil para todos os recém-nascidos de mães soropositivas. Os resultados serão apresentados e debatidos durante o Congresso.